Polícia apreende em Garuva carga de maconha avaliada em R$1 milhão
09/06/2018Uma carga de quase uma tonelada de maconha, avaliada em R$ 1 milhão, foi apreendida na noite de sexta-feira, na BR-101, em Garuva, no Norte de SC, em uma operação conjunta entre Polícia Civil, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal. A apreensão ocorreu por volta de 22 horas.
Transportada de Ponta Porã (MS), a carga tinha como destino a região da Grande Florianópolis. Os policiais civis da Divisão Estadual de Combate ao Narcotráfico (DENARC/DEIC) receberam denúncia anônima informando a possibilidade do transporte ilícito e iniciaram a operação para localizar o alvo. A abordagem aconteceu às margens da rodovia federal, após a carreta bitrem, com placas de São José, apresentar problemas mecânicos e parar no acostamento.
Segundo a Polícia Civil, a carreta foi adquirida pelo motorista há poucos meses e estava carregada com milho, cuja nota fiscal foi emitida na cidade sul matogrossense de Ponta Porã. A polícia estranhou o fato de o documento apontar como destino a cidade de São Miguel do Oeste, localizada no extremo oeste catarinense, região totalmente no sentido oposto em relação ao que o motorista estava trafegando.
Ainda segundo a polícia, depois da logística para a descarga dos grãos transportados, a aparência era de uma carreta vazia e sem irregularidades, porém, em razão das contradições do motorista, os agentes não desistiram das buscas e conseguiram localizar, em compartimentos alterados (fundos falsos) em ambas as carrocerias, toda a droga apreendida. O motorista foi preso em flagrante na sede da DEIC, enquanto o caminhão segue apreendido para investigações.
A polícia lembra que o tráfico de drogas está relacionado a diversos outros crimes, como homicídios, roubos, furtos, lavagem de dinheiro, além de causar sérios problemas de saúde pública.