Tecnologia na PMSC acaba com multas em papel

Tecnologia na PMSC acaba com multas em papel

18/06/2018 0 Por Clic

partir desta segunda-feira, 18, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) não aplicará mais multa de trânsito utilizando o antigo bloco de papel. Entrando definitivamente na era tecnológica, o comando da PMSC decide proibir a lavratura de Autos de Infração de Trânsito (AITs) em papel por policiais militares em serviço operacional. No prazo de dez dias, todos os blocos de Autos de Infração de Trânsito em papel serão recolhidos e desvinculados de seus responsáveis no sistema DetranNet. Os policiais farão o uso integral do aplicativo PMSC Mobile e, consequentemente, do talão eletrônico de Auto de Infração de Trânsito, pelas guarnições de serviço, em tablets e smartphones.

Além disso, com a implantação do Projeto PM Digital, todas as comunicações internas, requerimentos e ofícios no sistema próprio, na nova Intranet da PMSC, com padrão e controle de numeração estadual, são realizadas no formato digital.

Totalmente reformulada, a nova intranet da PMSC será o espaço de trabalho do policial, com acesso a todos os sistemas da corporação, avisos, repositório de documentos, convites, além do novo ambiente para a produção de comunicações internas, ofícios e requerimentos, com formato padronizado e controle de numeração estadual.

Os motoristas vão receber a infração por correspondência, para o endereço cadastrado. No caso de estar presente, no ato da infração, o sistema gera um boleto com os dados da infração, mas, mesmo assim, receberá em casa a correspondência através do Detran/SC.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, a iniciativa dará mais segurança e agilidade para o policial e para o cidadão. “Além disso, cabe ressaltar a economia que a PMSC está fazendo com o uso desse sistema, pois para os trabalhos administrativos, em relação às infrações, eram gastos tempo de pessoal e papel, incluindo a burocratização do processo, que demandava mais tempo”, completou.

Texto: jornalista Marcelo Passamai/ Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)