Mais um foco do mosquito da dengue é encontrado em Garuva, já são sete desde março deste ano

Mais um foco do mosquito da dengue é encontrado em Garuva, já são sete desde março deste ano

29/06/2018 0 Por Clic

Conforme informações do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Garuva, através do trabalho periódico dos Agentes de Combate a Endemias, foi detectado mais um foco do mosquito Aedes aegypti com localização no Centro. Com esse foco, Garuva já contabiliza o seu sétimo foco desde março deste ano.

Até agora todos os focos foram encontrados nas armadilhas que os Agentes de Combate a Endemias tem distribuído por todo o município (76 armadilhas no total). A verificação das armadilhas é realizada semanalmente pelos agentes de endemias, além dos 30 pontos estratégicos onde é realizado visitas quinzenalmente. Esse trabalho faz parte do processo de vigilância e controle do aparecimento do tipo de mosquito Aedes aegypti que é responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zica.

Imagem: arquivo –
Créditos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garuva

COMO EVITAR A DENGUE?

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. O mosquito leva de 7 a 10 dias para chegar de ovo à fase adulta, basta que a população elimine os criadouros de sua casa uma vez por semana. Assim, o mosquito não consegue completar seu ciclo de desenvolvimento até a fase adulta. Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 minutinhos para se proteger do Aedes aegypti?

Escolha um dia da semana, de preferência sábado ou domingo, quando há mais tempo livre, e confira todos esses pontos:

* Retire a água acumulada de vasos e pneus, vire baldes e garrafas de cabeça para baixo.

* Limpe calhas e ralos.

* Na piscina, adicione cloro, o que já é suficiente para evitar a proliferação do mosquito, se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água.

* Tampe as cisternas e estique as lonas para evitar acúmulo de água.

* Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.

* Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

* Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.

A participação da população é FUNDAMENTAL!!!