Garuva não tem como acolher imigrantes venezuelanos, afirma notícia do G1
05/07/2018De acordo com reportagem publicada no site G1-SC em 04/07/2018, a cidade de Garuva está entre os mais de dez municípios catarinenses que enviaram ofício à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Educação dizendo não terem condições de receber imigrantes venezuelanos. O pedido para acolhimento foi feito pelo Governo Federal à Secretaria de Estado de Assistência Social. Maioria dos municípios ainda não respondeu oficialmente a solicitação.
Conforme a Casa Civil da Presidência da República, a intenção é viabilizar 90 vagas em abrigos catarinenses, com ajuda de custo de R$ 400 mensais a cada venezuelano amparado. A solicitação foi feita pela União em abril.
De acordo com a reportagem do G1, a lista obtida via Lei de Acesso à Informação mostra que os municípios que disseram não ter como acolher venezuelanos até o dia 29 de junho são Florianópolis, Chapecó, Tubarão, Criciúma, Blumenau, Balneário Camboriú, Lontras, Palhoça, Garuva, Canoinhas, Jaraguá do Sul e Joinville.
Os dados mais recentes disponíveis, do mês de maio, mostram que vivem no Brasil 48,6 mil venezuelanos, sendo que 29,2 mil pediram refúgio. Em 2017, o Brasil recebeu 35 mil, quase sete vezes mais do que em 2016, segundo números da Organização Internacional de Migrações (OIM), agência da ONU.
FONTE: G1