Aparelho de Raio-X já está em funcionamento em Garuva

Aparelho de Raio-X já está em funcionamento em Garuva

16/07/2018 0 Por Clic

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, 16, a sala e equipamento de radiologia (Raio-X) na Unidade de Pronto Atendimento de Garuva. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades e membros da sociedade civil.

A aquisição do aparelho de Raio-X foi finalizada após diversas idas à Florianópolis, no início de 2017, em que o executivo conseguiu reestabelecer o convênio que havia sido deixado por vencer em Novembro de 2016, e então, no mês de julho de 2017 foi efetuado o pagamento.

Com a chegada do equipamento um novo desafio foi encontrado, no ato da instalação foi constatada uma incapacidade energética e um novo procedimento foi iniciado, envolvendo na engenharia o necessário para o funcionamento da sala de radiologia. Apurada a necessidade de uma Subestação, abriu-se o processo licitatório em que a empresa ganhadora foi contratada e executou todo o projeto.

Hoje o aparelho, que é um dos mais modernos, está instalado conforme todas as normas técnicas e será operado 24 horas, por 3 técnicos em radiologia, atendendo os pacientes da UPA e toda a demanda das Unidades Básicas de Saúde.

Além do Raio-X, desde junho são coletados na Unidade de Pronto Atendimento exames laboratoriais, de sangue, urina, enzimas cardíacas, enzimas pancreáticas, etc; que possibilitam o diagnóstico completo do paciente.

FONTE: Prefeitura Municipal de Garuva