Vacinação contra a poliomielite e sarampo: “Dia D” acontece sábado (18) em Garuva

Vacinação contra a poliomielite e sarampo: “Dia D” acontece sábado (18) em Garuva

16/08/2018 0 Por Clic

A Secretaria de Saúde de Garuva informa que está acontecendo de 6 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, todas as crianças de um ano a menores de 5 anos de idade devem comparecer as unidades de saúde do município de Garuva. A meta no estado é vacinar pelo menos 95% das crianças.

Dia ‘D’ de mobilização nacional será no sábado dia 18 de agosto, todos os postos estarão abertos das 8 h às 17 h.

O objetivo da campanha é vacinar todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, formando uma barreira sanitária, captando também aquelas que não foram vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação. Dessa forma, busca-se minimizar o risco de adoecimento e, consequentemente, contribuir para a redução do risco de reintrodução dos vírus da pólio e sarampo no Brasil.

Importante levar a carteirinha de vacina para o registro da vacina.

Os baixos índices vacinais apresentados nos últimos anos deixam o Brasil em alerta diante da possibilidade do reaparecimento de doenças que já foram eliminadas.

O SUS oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos ao ano. São 19 vacinas para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Se tem infância, tem vacinação”.