Defesa Civil emite alerta de chuva forte e descarga elétrica

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e descarga elétrica

23/11/2018 0 Por Clic

A Defesa Civil de Joinville emitiu alerta meteorológico de ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica na madrugada e manhã deste sábado, 24. Trata-se de um sistema de baixa pressão com risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento acima de 60 km/hora.

Com base em informações do Ciram/Epagri, o volume acumulado de chuva deve variar de 40 a 70 mm, podendo ocorrer volumes pontuais maiores no litoral. A previsão leva em conta a formação de um sistema de baixa pressão que influencia a formação de uma frente fria no litoral Sul do Brasil. Os picos de maré no sábado ocorrerão às 4h29 e 16h39 — de madrugada, ela chega a 1 metro e 70 centímetros.

Recomendações

Na ocorrência de tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo a Defesa Civil recomenda às pessoas que fiquem em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas.

Em caso de alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Não transitar em pontilhões e pontes submersas e evitar que crianças fiquem próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.

Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.