Nove focos do mosquito da Dengue já foram encontrados em Garuva em 2018. Números põe a saúde em alerta

Nove focos do mosquito da Dengue já foram encontrados em Garuva em 2018. Números põe a saúde em alerta

23/11/2018 0 Por Clic

A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos riscos provocados pelo Aedes Aegypti envolvendo toda a população do estado de Santa Catarina, visto que até o fim de setembro deste ano foram registrados 12.671 focos do mosquito, representando um aumento de 41% em relação ao número detectado no mesmo período em 2017.

Em Garuva foram encontrados 09 focos neste ano, um aumento alarmante considerando que em 2017 foi encontrado apenas 01. Associado a essa condição, foram registrados nesse ano 33 casos autóctones de dengue e 04 casos autóctones de febre chikungunya. Os focos foram localizados nos bairros Jardim Garuva, Centro e Geórgia Paula.

Diante deste cenário, é necessária a parceria dos cidadãos junto às ações do executivo. Só desta maneira o enfrentamento a essas doenças será efetivo, reduzindo o risco de ocorrência de uma epidemia.

Informamos que a partir de segunda-feira, 26, inicia-se a Semana de Mobilização de Controle do Aedes Aegypti, a qual o município de Garuva desenvolverá ações voltadas para a conscientização e o controle do vetor em questão, com atividades mais intensas nas áreas em que foram localizados os focos do mosquito.

Serão realizadas panfletagens, visitas domiciliares e palestras em empresas e instituições a cerca do tema. Além das ações de conscientização, em parceria com a Secretaria de Saneamento Ambiental, serão realizadas limpezas de terrenos baldios em áreas que se encontram com maior risco. No dia 30 de novembro de 2018, será realizada coleta de pneus, recipientes e depósitos de água parada (vasos, baldes, caixas d´água, etc) nos bairros Centro, Jardim Garuva (Habit) e Geórgia Paula. Orientamos que os residentes desses bairros deixem o material em frente a residência para que seja efetuada a coleta.

Reiteramos que é de fundamental importância a colaboração de todos os munícipes. Eliminar o Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos.