Jair Bolsonaro é empossado como presidente da República

Jair Bolsonaro é empossado como presidente da República

01/01/2019 0 Por Clic

Jair Bolsonaro (PSL) foi empossado presidente da República às 15h10 desta terça-feira, pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, logo após fazer um juramento em que prometeu cumprir a Constituição. Em seu discurso de posse, Bolsonaro prometeu “construir uma sociedade sem discriminação ou divisão”. E afirmou que irá “libertar definitivamente” o Brasil “da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica”.

— Aproveito este momento solene e convoco, cada um dos Congressistas, para me ajudarem na missão de restaurar e de reerguer nossa pátria, libertando-a, definitivamente, do jugo da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica”.

Ele também disse que irá “respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã”.

— Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e as nossas tradições judaico-cristãs, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre das amarras ideológicas. Pretendo partilhar o poder de forma progressiva, responsável e consciente. De Brasília para o Brasil, do poder central para estados e municípios.

Apesar da orientação da segurança do governo, o presidente manteve a tradição e desfilou em carro aberto da Catedral de Brasília até o Congresso. Após a cerimônia no parlamento, Bolsonaro irá ao Palácio do Planalto onde receberá a faixa presidencial de Michel Temer, que está deixando o cargo.

Até as 14h desta terça-feira, um total de dez chefes de estado haviam confirmado presença na posse. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, também participam 12 chanceleres, três vice-presidentes, três representantes de organismos internacionais e 18 “autoridades diversas”.

Poucas horas antes da posse, Bolsonaro publicou um vídeo no Twitter, pedindo o apoio da população para que possa “mudar o destino” do Brasil.