Lixo descartado em rios de Garuva coloca em risco o Meio Ambiente e população

Lixo descartado em rios de Garuva coloca em risco o Meio Ambiente e população

17/01/2019 0 Por Clic

Servidores da Prefeitura Municipal de Garuva realizaram nesta quinta-feira (17/01/2019) um mutirão de limpeza no Rio da Onça, o qual corta o centro da cidade passando pelos fundos da Prefeitura Municipal. O resultado não foi nada satisfatório, pois o que os servidores encontraram foi muito lixo e todo tipo de resíduos, fato que comprova o quanto a natureza vem sendo desrespeitada na cidade.

Esta iniciativa foi uma das ações do projeto “Verão Seguro”, que teve como objetivo retirar a grande quantidade de lixo disposta nas margens do rio, sanar a infestação de roedores na região, contribuindo para a promoção de saúde e prevenção de doenças na população.

O projeto “Verão seguro: Meio Ambiente, dever de todos!” além de realizar estas ações de limpeza das margens dos rios, é uma proposta que se justifica pela necessidade de orientar a população sobre os cuidados ao utilizar os rios, principalmente no verão.

Em paralelo, também é trabalhada a questão ambiental, com o intuito de promover a conscientização da comunidade de suas responsabilidades quanto a disposição correta dos resíduos, e sobre a preservação dos recursos hídricos, pois o meio ambiente é um dever de todos.Os objetos vão desde sacolas plásticas até roupas, calçados e material de construção. O fato não coloca em risco apenas o meio ambiente, mas também a situação dos próprios moradores, visto que ao considerar o grande número de chuvas que caem no município, as águas carregam boa parte dos objetos pela margem do rio e até para as ruas em lugares mais baixos, contribuindo para alagamentos outros estragos ao meio e à comunidade.