Servidores da Saúde recebem capacitação referente à tuberculose, em Garuva

Servidores da Saúde recebem capacitação referente à tuberculose, em Garuva

30/01/2019 0 Por Clic

No dia 29 de janeiro de 2019 a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação para todos os servidores das Unidades de Saúde da Família de Garuva. A palestra, ministrada pela Dra. Emmanuelle V. R. Bosco, abordou o tema Tuberculose, englobando itens como as diferentes apresentações da doença, identificação de sinais e sintomas, busca ativa de pacientes sintomáticos, diagnóstico, tratamento e acompanhamento pela equipe de saúde.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que pode levar à morte. A doença pode atingir qualquer órgão ou tecido do organismo, mas a forma clínica mais frequente é a pulmonar.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. Portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, o qual pode ser aspirado por outra pessoa. A presença de desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda da imunidade são fatores de risco para que a micobactéria se multiplique e desenvolva a infecção.

Se você estiver com tosse (seca ou com catarro) por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e perda de apetite procure a Unidade de Saúde para realizar os exames de detecção da tuberculose. Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, a tuberculose tem cura!