Doses de vacina contra a Febre Amarela aplicadas em Garuva somam pouco mais de 70% do público alvo

Doses de vacina contra a Febre Amarela aplicadas em Garuva somam pouco mais de 70% do público alvo

05/02/2019 0 Por Clic

Dados divulgados Pelo Programa Nacional de Imunização em 29 de janeiro, apontaram que até a referida data, apenas 6.132 pessoas haviam recebido a vacina contra a Febre Amarela na cidade de Garuva, o número representa apenas 72,20% do público alvo da campanha. A Secretaria de Saúde espera que os outros 27,8% procurem os postos de vacinação nos próximos dias.

Preocupada com a aproximação do vírus da febre amarela, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SUV/SES), emitiu uma nota de alerta reforçando o pedido para que as equipes regionais e municipais de saúde intensifiquem as ações de vigilância da doença e para que todos os moradores de Santa Catarina, com idade superior a 9 meses de idade, procurem um posto de saúde e tomem a vacina contra a febre amarela. Idosos com mais de 60 anos devem procurar orientação médica.

Desde o segundo semestre de 2018, após recomendação do Ministério da Saúde (MS), todo o estado de Santa Catarina tornou-se Área com Recomendação de Vacinação (ACRV) para febre amarela, antes 162 municípios já integravam a ACRV. Com essa ampliação, os moradores dos 295 municípios catarinenses precisam estar imunizados contra a doença. A gerente de imunização da DIVE/SC, Lia Quaresma Coimbra, ressalta que basta apenas uma dose da vacina para se proteger da febre amarela durante toda a vida “A febre amarela pode matar e a vacina é a única forma de prevenção”, enfatiza.