Unidades de Saúde de Garuva abrirão para o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela

Unidades de Saúde de Garuva abrirão para o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela

07/02/2019 0 Por Clic

No próximo dia 16 de Fevereiro, todas as Unidades de Saúde do município de Garuva estarão realizando a vacinação contra a Febre Amarela. A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de as pessoas se imunizarem contra a doença. A vacina é indicada para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos que nunca tomaram a vacina.

SOBRE A FEBRE AMARELA

A febre amarela silvestre é uma doença febril aguda transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas que transitam por áreas de matas ou áreas rurais com registro de casos da doença, com macacos doentes ou mosquitos infectados pelo vírus da febre amarela. Clinicamente, a doença pode variar desde infecções assintomáticas até quadros graves. Pessoas infectadas podem desenvolver sintomas como febre, náusea, vômito e dor abdominal, que pode progredir para icterícia (pele com aspecto amarelado), insuficiência renal, hepática e hemorragia, podendo causar a morte do paciente.

SOBRE A VACINA

A vacina contra a febre amarela existe desde 1937 e fornece alta taxa de proteção, acima de 95%. A imunização consiste em uma única dose da vacina, que protege a pessoa pelo resto da vida contra a doença. No caso de pessoas fora da faixa etária recomendada ou que possuam comorbidades ou mulheres grávidas, um médico deve ser consultado para avaliar se a vacina é recomendada. Pacientes imunodeprimidos por doença ou medicação (quimioterapia, radioterapia, corticóides em doses elevadas, uso de imunobiológicos), pessoas com alergia grave a ovo, e pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timona) não devem receber a vacina.