Novas empresas e geração de empregos são destaques na economia de Garuva

Novas empresas e geração de empregos são destaques na economia de Garuva

16/02/2019 0 Por Clic

Com o objetivo de atrair empresas para o município oferecendo aos investidores uma série de incentivos e desburocratização de processos, a Prefeitura de Garuva tem divulgado o município em feiras, eventos e encontros com empresários. A ideia é mostrar o potencial da cidade, pela sua fácil localização geográfica, que permite que as empresas tenham uma logística de transporte excelente, pelo fato do município ser cortado pela rodovia BR-101 e estar próximo aos principais portos do Brasil, além da liberação do Contorno, onde novas oportunidades para investimento e construção devem surgir às margens da rodovia. Outro ponto destacado é a facilidade na busca de informações, tramitação de processos e incentivos.

Em Novembro do ano de 2017, a Prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto que dispõe sobre a regulamentação e consolidação do tratamento jurídico diferenciado e desburocratizado para abertura e funcionamento de microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. O projeto foi aprovado e virou lei no município. Outra importante Lei que é utilizada para atração de novas empresas é o texto da Lei Complementar nº 80. Ela estabelece o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico, a política de incentivos fiscais e econômicos destinada ao desenvolvimento do setor comercial, industrial e de prestação de serviço.

Além dessas Leis, no ano de 2018 a Prefeitura realizou Audiências Públicas nas comunidades para realizar alterações no Plano Diretor do município. Com as novas alterações, a Prefeitura acrescentou nas localidades o uso de “permissíveis”. Com isso, as localidades onde não poderiam ter empresas de determinados setores instalados, passaram a permitir a instalação de novos empreendimentos, desde que seja realizado o Estudo de Impacto e Vizinhança e tenha a aprovação da Prefeitura. Aliadas, as Leis e o novo Plano Diretor criam um incentivo ao desenvolvimento da cidade, trazendo mais facilidade e benefícios para os investidores.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo, a Prefeitura participou recentemente de reunião com empresários de todo o território nacional e mundial, com destaques para o continente Europeu e Asiático, para discutir a geração de emprego e renda para Garuva. Representantes do município participaram inclusive da Intermodal – Feira Internacional de Logística, o maior evento de logística das Américas, na busca de novos negócios e parcerias.

“Estamos abrindo as portas da nossa cidade para o crescimento, desenvolvimento geração de emprego e renda. Com a vinda de novas empresas e da ampliação das que já temos, vamos aumentar a nossa receita e investir ainda mais em melhorias na nossa cidade e na qualidade de vida dos garuvenses”, comenta o prefeito Rodrigo Adriany David.

INVESTIMENTOS RECENTES

O ano de 2018 foi de investimentos no município através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde são analisados os requerimentos de concessão de investimentos econômicos e fiscais, que beneficiou empresas já instaladas e empresas interessadas em suporte para instalação no município. Destaque para a concessão de incentivos econômicos e fiscais às empresas CEK Construções, BR Cold Armazéns Gerais, Refrex (2ª Unidade), Taesa, TLBR, Paraíso e ABecker e Madeiras Alta Baviera.

No início do mês de Fevereiro, durante a Sessão Solene de Instalação deste ano na Câmara de Vereadores, o Prefeito Municipal falou sobre as instalações de novas empresas no município. Entre elas, ele destacou a Super Frio, no bairro Urubuquara, que deve gerar aproximadamente 150 empregos, a Unidade da Refrex que foi transferida da cidade de São José dos Pinhais para Garuva, e que passará a oferecer 150 empregos diretos e indiretos.

Outros empreendimentos citados foram a Braspark, que já obteve o licenciamento e está em construção no trevo da Mina Velha, com estimativa de gerar inicialmente mais de 200 empregos e a TLBR (Terminais Logísticos Brasil), no bairro Sol Nascente, que deve gerar aproximadamente 100 empregos.