Secretaria de Saúde confirma morte de macaco por febre amarela em Garuva

Secretaria de Saúde confirma morte de macaco por febre amarela em Garuva

04/04/2019 0 Por Clic

A Secretaria de Saúde de Garuva confirmou nesta quinta-feira (04) uma morte de macaco por febre amarela em Garuva, na região do bairro Baraharas.

É importante lembrar que os macacos não transmitem a doença para os humanos. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com vírus que também pica os macacos.

A recomendação é para que a população tome a vacina, pois é forma mais eficiente de proteção. A vacina leva 10 dias para entrar em ação e está disponível na rotina dos postos de saúde, sendo indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade a 59 anos. Idosos e portadores de doenças crônicas devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina.

Conforme relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, até esta quinta, 127 casos de primatas doentes ou mortos foram reportados em Santa Catarina.

Os sintomas da Febre Amarela são febre, dores no corpo, dor de cabeça, comprometimento do fígado e dos olhos e pele amarelada. Em casos mais graves, causa insuficiência hepática e renal, levando à morte.

(Foto: Félix Zucco, BD, 18/5/2018))