Em 2019 já foram encontrados 6 focos do mosquito da dengue em Garuva

Em 2019 já foram encontrados 6 focos do mosquito da dengue em Garuva

10/05/2019 0 Por Clic
A Vigilância Epidemiológica de Garuva lançou um alerta sobre os focos do mosquito Aedes Aegypti encontrados no município, em função do período do verão e a propícia proliferação do mosquito, por causa das chuvas e consequentemente o maior risco de infecção por essas doenças.
 
No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as medidas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
Em 2018 foram 11 focos em todo o ano e em 2019 já tivemos 6 focos do mosquito no município, sendo 4 deles no mês de abril.
 
A preocupação é grande, pois o Aedes Aegypti não transmite somente a Dengue, mas também o Zika Vírus, a Chikungunya e na zona urbana transmite também a Febre Amarela.
 
O trabalho de vigilância vêm sendo feito pelos agentes de combate a endemias, onde são fiscalizados pontos estratégicos para a proliferação do mosquito, monitoramento por meio de armadilhas, e também trabalha com investigação de denúncias, que podem ser feitas das seguintes formas:
 
– Por telefone, número: (47) 3422-5142;
– No escritório da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Garuva, situada na Rua Carijós, n° 100, Geórgia Paula;
– Pelo Site da Prefeitura: https://garuva.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=4
 
Para prevenir a proliferação do Aedes Aegypti as orientações são as seguintes:
 
-Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;
-Não deixar entulho no quintal ou em terrenos baldios;
-Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
-Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos de plantas;
-Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
-Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
-Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
-Nos cemitérios, a recomendação é preencher os vasinhos com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água. Uma opção é preferir flores artificiais ou as plantadas diretamente na terra e evitar plantas que podem reter água entre as folhas, como bromélias.
Outro cuidado é retirar embalagens plásticas dos vasos, não usar cachepôs (porta vasos), nem deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos.
 
IMPORTANTE: Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população.