Tempo chuvoso persiste em SC. Garuva em alerta…

Tempo chuvoso persiste em SC. Garuva em alerta…

31/05/2019 0 Por Clic

A chuva não deve dar trégua em Santa Catarina nesta sexta-feira (31). Confira o que diz a previsão da Defesa Civil para o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, sobretudo áreas de divisa com o Paraná.

Previsão: chuva persistentemoderada a forte em alguns momentos, com totais de 40 a 60 mm em média. O acumulado maior é esperado para o Planalto Norte e Litoral Norte. Persiste a condição de temporais localizados.

Nas demais regiões de SC, os totais de chuva devem variar de 15 a 30 mm em média, mas a situação é de atenção devido à chuva dos últimos dias.

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.