DEFESA CIVIL ANUNCIA QUEDA ACENTUADA DE TEMPERATURA E ONDA DE FRIO INTENSO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SC

DEFESA CIVIL ANUNCIA QUEDA ACENTUADA DE TEMPERATURA E ONDA DE FRIO INTENSO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SC

03/07/2019 0 Por Clic

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira (03) uma queda acentuada de temperatura e onda de frio intenso para os próximos dias em todas as regiões do estado. O frio deve se intensificar a partir das 18h00 de hoje (03/07)  estender-se até domingo (07), perdendo força na segunda-feira (08).

Uma Intensa massa de ar polar provoca queda na faixa de 10°C na temperatura mínima entre quarta (03) e quinta-feira (04), seguido de frio intenso entre quinta-feira (04) a domingo (07). Neste período, as temperaturas mínimas ficam próximas aos 0°C, com extremos de -5°C nas áreas mais elevadas. Há condições para formação de geada ampla nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí.

Nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea, Baixo/Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas mínimas ficam entre 0 a 10°C, com condições para geada apenas de forma pontual.

Nas rodovias serranas, as condições são favoráveis para formação de gelo na pista, principalmente na sexta e sábado, nas horas mais frias do dia.

Entre sexta e sábado a sensação térmica fica entre -2 à -6°C em grande parte do estado durante o amanhecer, podendo chegar até -8°C em áreas mais elevadas do Planalto Sul e Meio Oeste

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

 

PREVISÃO:

A madrugada de quarta-feira (03) foi marcada por bastante nebulosidade no estado de Santa Catarina, com períodos de chuva moderada a pontualmente forte em áreas do Oeste, Planalto e Litoral Sul. Nesta manhã, já se observa uma tendência de melhora nestas regiões, com curtas aberturas de sol, indicando a entrada da massa de ar polar, que deve provocar um declínio acentuado de temperatura a partir da tarde. Ainda há condições para chuva fraca a pontualmente moderada nas áreas do Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte na tarde de hoje.

Quinta-feira (04) amanhece com frio intenso e tempo aberto na maior parte do estado, destaca-se uma queda de temperatura na faixa de 10°C em relação ao dia anterior, com condições para formação de geada nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. O vento ganha força no litoral sul, com previsão de mar agitado e possibilidade de ressaca para o Litoral Sul.

Na sexta-feira (05), o frio ganha ainda mais força e as condições para geada no amanhecer persistem. Vale destacar os ventos intensos na faixa litorânea, em especial no Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde há condições para forte agitação marítima. No período entre a tarde de sexta e amanhecer de sábado há possibilidade de ocorrência de neve, principalmente nas áreas mais elevadas, devido a uma região de baixa pressão que transporta umidade para o continente.

O final de semana segue com tempo aberto e frio intenso, com condições para geada forte e ampla. A semana ainda começa gelada, entanto o frio enfraquece gradualmente.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.