Vacinação contra sarampo ocorrerá durante Feirarte Garuva, no próximo sabádo

Vacinação contra sarampo ocorrerá durante Feirarte Garuva, no próximo sabádo

07/08/2019 0 Por Clic

A equipe da Secretaria de Saúde do município da Garuva estará presente na Feirarte, dia 10 de agosto, no próximo sábado, com o objetivo de vacinar e orientar a população contra o sarampo. Os profissionais atenderão das 11h às 16h, em frente à Prefeitura Municipal. Para ser vacinado, é preciso levar documento com foto e a carteirinha de vacinação.

A doença, que estava erradicada no país, voltou a atingir a população, principalmente na região de São Paulo. Em Santa Catarina, foram confirmados quatro casos em Florianópolis e um em Guaramirim. Por esse motivo, o Ministério da Saúde emitiu um alerta e orientou os municípios a reforçar a importância da vacina.

A doença, que é altamente contagiosa, pode ser transmitida por meio de saliva em contato com a boca ou olhos. Após o contagio, o paciente leva cerca de sete dias para perceber os primeiros sintômas, como febre alta, tosse persistente, coriza e congestão nasal. Após os sintômas iniciais, a pessoa percebe manchas vermelhas pelo rosto, que erradia até os pés.

Caso você perceba esses sintomas, procure atendimento imediatamente, visto que a única forma de prevenção é a vacina. Vale lembrar que entre um e 29 anos, as pessoas tomam duas doses; a partir dos 30, a dose se torna única.

Além dessa ação no sábado, é importante reforçar que a vacina está disponível em todos os postos de saúde do município. Verifique sua carteirinha e previna-se.