Atenção para a Vacinação contra o Sarampo

Atenção para a Vacinação contra o Sarampo

23/08/2019 0 Por Clic

A doença, que estava erradicada no país, voltou a atingir a população. O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida por meio de saliva em contato com a boca ou olhos. Após o contagio, o paciente leva cerca de sete dias para perceber os primeiros sintomas, como febre alta, tosse persistente, coriza e congestão nasal. Após os sintomas iniciais, a pessoa percebe manchas vermelhas pelo rosto, que erradia até os pés.

Caso você perceba esses sintomas, procure atendimento imediatamente, visto que a única forma de prevenção é a vacina. Vale lembrar que entre um e 29 anos, as pessoas tomam duas doses; a partir dos 30, a dose se torna única.

“Dose zero”

A “dose zero” é uma dose extra da vacina contra o sarampo. A aplicação segue recomendação do Ministério da Saúde para proteger bebês com idade entre 6 e 11 meses de idade, já que eles estão mais suscetíveis a casos graves da doença e ao óbito.

A “dose zero” não substitui as doses da vacina já previstas no calendário nacional de vacinação. Isso quer dizer que, além da dose zero, as crianças vão continuar tendo que tomar as doses de rotina: aos 12 meses (tríplice viral) e aos 15 meses (tetra viral).

A vacina está disponível em todos os Postos de Saúde do município. Verifique sua carteirinha e previna-se.