Programa de Controle do Tabagismo em Garuva incentiva pessoas a parar de fumar

Programa de Controle do Tabagismo em Garuva incentiva pessoas a parar de fumar

23/08/2019 0 Por Clic

O Programa de Controle do Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do município de Garuva, tem por objetivo principal estimular os cidadãos a parar de fumar. A iniciativa visa a melhor qualidade de vida das pessoas. Em Garuva, a fonoaudióloga Lívia Araújo desenvolve as atividades às sextas-feiras, na Unidade de Saúde Centro II. “Estamos aqui para ajudar, ajudar as pessoas que enxergam os prejuízos do cigarro e mesmo assim não conseguem parar com o vício”, explica.

Vale lembrar que todo o trabalho desenvolvido no Programa de Controle do Tabagismo é uma parceria entre a fonoaudióloga, médicos e pacientes. Ou seja, o cidadão interessado passará por uma consulta, participará do Programa e receberá acompanhamento médico, com medicamentos e adesivos de nicotina, que auxiliam a chegar no objetivo final. A fonoaudióloga reforça que todo o tratamento é gratuito, inclusive a distribuição de medicamentos.

O fumo, de acordo com Lívia, não causa apenas riscos ao pulmão, mas sim a todo o organismo, que fica prejudicado pela presença da nicotina. “Não causa somente riscos de cânceres de pulmão, mas também traz prejuízos à boca, esôfago e intestino, por exemplo.” Para participar do Programa, portanto, é preciso ir à Unidade Básica de Saúde da sua região e solicitar uma consulta com a fonoaudióloga, que irá incluir os pacientes no Programa.

As sessões ocorrem toda sexta-feira, durante um mês, às 15h, na Unidade de Saúde Centro II. No primeiro encontro, a profissional e os pacientes falam sobre o ato de fumar e como isso afeta a saúde. No seguinte, iniciam atividades respiratórias e compartilham como foram seus primeiros dias sem cigarro. O grupo também relata os obstáculos para permanecer sem o vício e por último, os profissionais apresentam os benefícios ao parar de fumar definitivamente.

Após finalizar as quatro sessões com os pacientes, outro grupo de pessoas será formado. A data prevista para início da próxima turma é dia 13 de Setembro. Vale reforçar que os grupos são formados entre 10 e 15 pessoas. Em caso de dúvidas, você pode comparecer ao Núcleo Especializado de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h ou marcar uma consulta com a fonoaudióloga. Participe!