Rampa de acesso de pequenas embarcações ao Porto Barrancos em Garuva é revitalizada

Rampa de acesso de pequenas embarcações ao Porto Barrancos em Garuva é revitalizada

26/09/2019 0 Por Clic

Na manhã desta quinta-feira (26), a Secretaria de Estratégias Rurais, Infraestrutura e Urbanismo revitalizou a rampa de acesso de pequenas embarcações ao Porto Barrancos. O objetivo da obra é facilitar o acesso à Baía da Babitonga, fomentando ainda mais a movimentação na localidade.

De acordo com informações colhidas no livro “Porto Barrancos, berço de Garuva”, do professor e historiador Gleison Vieira, o Porto Barrancos, local onde basicamente iniciou-se a colonização de Garuva, recebeu esse nome há mais de 200 anos, após uma visita dos jesuítas missionários na região.

Um antigo morador local conta, no mesmo livro, que quando os jesuítas chegaram ao Porto Barrancos, a maré estava baixíssima, por esse motivo avistava-se um “enorme barranco” à beira do rio. A vista característica marcou a localidade e originou o atual nome.

Por curiosidade, o local onde atualmente fica o Porto Barrancos já foi motivo de disputa portuguesa e espanhola. Antes mesmo no descobrimento do Brasil, Portugal e Espanha, em 1494, brigavam pelos territórios por meio do Tratado de Tordesilhas. O Tratado fixava linhas que em terras brasileiras passaria por Garuva, precisamente entre as localidades do Barrancos e Baraharas.

Ainda de acordo com a pesquisa, as terras próximas ao Porto Barrancos, pertenciam tanto a Portugal quanto a Espanha. Assim, pode-se dizer que se o Tratado tivesse sido seguido à risca, Garuva teria uma parte sendo de colonização espanhola e outra de colonização portuguesa. Mas de qualquer forma, o Tratado de Tordesilhas foi anulado pelo de Madrid, em 1750, e colocou fim às disputas territoriais da época.