Campanha de prevenção ao câncer de mama realiza preventivos em Garuva

Campanha de prevenção ao câncer de mama realiza preventivos em Garuva

08/10/2019 0 Por Clic

O mês de outubro começou e junto dele uma campanha fundamental, o Outubro Rosa. Durante todo esse mês, fica em destaque um assunto que pode assustar muitas mulheres, mas é de extrema importância. O câncer de mama atinge cerca de 60 pacientes a cada 100 mil habitantes. Esses dados, colhidos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostram que Santa Catarina é um dos estados com mais incidências no país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e Paraná.

Portanto, para realizar o diagnóstico precoce ou prevenir a doença, é preciso realizar exames de rotina, como mamografia e exames de sangue. A Prefeitura de Garuva, em apoio a Campanha, realizará durante todo o mês de Outubro o preventivo para mulheres que se encontram na faixa etária englobada (25-69 anos). Para participar e prevenir-se, você precisa ir até o Posto de Saúde da sua região, nos dias de atendimento pré-determinados.

Na unidade do bairro Urubuquara, o atendimento será nas terças pela tarde e quartas e quintas pela manhã. Já no Centro 1, terças e quartas (exceto dia 16) no período da tarde. No Giorgia Paula, o atendimento será feito de segunda a quinta pela manhã.

No Baraharas, o atendimento será todas as manhãs das 10h às 12h e de segunda a quinta, no período da tarde, das 13h30 às 16. Por fim, no Centro 2, as pacientes podem ser atendidas nas quartas e sextas-feiras, das 10 às 13:30, sem fechar para almoço. As agentes comunitárias de saúde do município farão busca ativa deste público alvo que não faz o preventivo há mais de dois anos ou nunca fez.

Além dos exames, é importante tomar cuidado com os fatores que corroboram para o aumento de incidências, como não amamentar, ter filhos após os 30 anos, menstruar muito cedo, ter menopausa precoce ou realizar reposição hormonal por mais de cinco anos. Além desses fatores, obesidade, tabagismo, excesso de bebida alcoólica e o histórico familiar com a presença da doença também aumentam as chances de adquirir o câncer.

Os médicos reforçam a importância, portanto, do diagnóstico precoce, com exames laboratoriais, além do autoexame. O principal sintoma para diagnosticar a doença é a presença do nódulo mamário, mas dor, edema cutâneo, inversão do mamilo e descamação na região também fazem parte do quadro da doença.

Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance de cura. Faça o exame e previna-se!