Pacientes com suspeita de sarampo são monitorados pela Vigilância Epidemiológica em Garuva

Pacientes com suspeita de sarampo são monitorados pela Vigilância Epidemiológica em Garuva

06/11/2019 0 Por Clic

O número de casos de Sarampo no Estado de Santa Catarina vem aumentado nos últimos dias e vem exigindo atenção dobrada da polução e órgãos de saúde nos municípios. Na cidade de Joinville por exemplo, até a última terça-feira (05) haviam 14 casos confirmados e 200 suspeitos, o que pode ser considerado um surto da doença no município e até na região.

A reportagem do Portal Clic Garuva conversou com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Garuva, Sra. Cátia Leandro, ela explica que no município está tendo bastante casos suspeitos, porém, todos os casos passam por avaliação da gerência regional de Joinville onde é descartado ou faz a coleta para confirmar. Até esta quarta-feira (06) nenhum caso teve a confirmação.

Cátia explicou que os critérios específicos para fazer o diagnóstico são: Febre alta, conjuntivite, sintomas respiratórios e eczantemas no corpo, que inicia na cabeça ou face e evolui para o corpo.

Tendo febre e mais alguma desses sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente. Todas as unidades de Saúde de Garuva estão preparadas para avaliar os casos suspeitos. Ela reafirmou que no município ainda não temos nenhum caso confirmado, porém, tem pessoas que tiveram contato com casos confirmados e estão em observação.

Cátia concluiu lembrando que o sarampo é uma doença respiratória grave. Uma pessoa com sarampo pode transmitir para até 18 pessoas não vacinadas. As gotículas contaminadas com o vírus ficam suspensas no ar por até 100 metros da pessoa infectada e a única forma de proteção é a vacina que está disponível em todos os postos de saúde do município.