Aumento de chuvas favorece a proliferação do caracol africano. Saiba como agir

Aumento de chuvas favorece a proliferação do caracol africano. Saiba como agir

12/11/2019 0 Por Clic

A Secretaria de Saúde do município de Garuva, por meio da Vigilância Sanitária, reforça para a população a importância de manter seus quintais, hortas e jardins limpos, visto que, com as chuvas presentes na cidade, a presença do caracol africano aumentou. Como este animal não é nativo do Brasil, a única forma de evitar sua proliferação é realizando o controle corretamente.

Para eliminar esses animais, é preciso catá-los com uma luva de borracha pela manhã ou noite, melhores horários para realizar o procedimento. Lembramos que a população não deve ter contato com esse animal, por isso a proteção é tão fundamental. Após coletá-los, você pode descartá-los no lixo comum, em dois sacos pretos ou queimá-los num local adequado.

Outra recomendação é que a população aprenda a diferenciar a espécie africana da espécie nativa, a fim de não destruir os caracóis brasileiros, que são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema. Também lembramos que não devem utilizar venenos, pois em muitos casos o próprio ser humano se prejudica com essa prática. O sal também não é recomendado, visto que além de não ser eficaz, prejudica o solo. E claro, a criação desses animais é ilegal.

Reforçamos, por fim, que a população mantenha seus quintais limpos, sem acúmulo de entulhos, a fim de evitar a criação desses animais. Lembramos que, em caso de contato com essa espécie, procure imediatamente ajuda médica. Além disso, caso você possua uma horta em casa, lave muito bem os alimentos que irá consumir, a fim de evitar uma intoxicação por meio dos caracóis.