Garuva terá Coleta Seletiva a partir do dia 25 de novembro. Aprenda a separar corretamente os resíduos…

Garuva terá Coleta Seletiva a partir do dia 25 de novembro. Aprenda a separar corretamente os resíduos…

12/11/2019 0 Por Clic

Será implantada em Garuva a partir do dia 25 de novembro a Coleta Seletiva, que é uma importante etapa para manter a cidade mais limpa e sustentável.

Já foi comprovada por diversos estudos que a coleta seletiva é uma ferramenta eficaz de colaboração com o meio ambiente, pois além de preservá-lo, auxilia na diminuição de lixo descartado, fazendo com que materiais passíveis de serem reaproveitados retornem a cadeia produtiva.

Uma das principais etapas para essa mudança em Garuva, portanto, é a educação ambiental, que visa ensinar crianças e adultos a respeitar a natureza, criando uma mudança de hábito na sociedade. O valor pago pela coleta do lixo comum diminuirá progressivamente, proporcionando, também, uma vantagem econômica para o município. Mas, para que todas essas etapas ocorram corretamente, é preciso aprender a separar o lixo comum (molhado), dos resíduos recicláveis (secos).

Vale lembrar que o lixo comum/orgânico é aquele que provém de origem animal ou vegetal, como restos de alimentos, madeira, cascas e sementes. Ele deve ser descartado em um recipiente próprio, de preferência em um saco de cor preta. Lembramos também, que pilhas e baterias devem ser devolvidas aos postos de coleta. A Prefeitura Municipal é um deles.

Agora, ao separar o resíduo reciclável, é fundamental que você o coloque para fora no dia correto em que o caminhão coletará, de preferência, em um saco de cor colorida ou transparente. A Prefeitura distribuirá até o dia 25 de novembro, trinta contentores de lixo com a identificação visual da coleta seletiva, sendo estes, pontos de entrega voluntária, localizados em escolas, postos de saúde, ginásios, praças e locais de grande circulação da população. Lembramos ao munícipe para colocar os resíduos recicláveis em um saco colorido antes de depositá-lo no contentor da coleta seletiva.

Sabemos que a maioria da população não possuí lixeiras sinalizadas, por exemplo, por isso todos os resíduos recicláveis poderão ser colocados dentro da mesma sacola colorida, desde que separados dos orgânicos (sacola/saco preto). Os papéis, por exemplo, tem diversos tipos que são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Mas claro, existem tipos de papel/papelão que não poderão ser reciclados e deverão ser depositados nos sacos pretos com os resíduos orgânicos, tais como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Já os plásticos compõem 90% do lixo produzido no mundo, sendo que demoram cerca de 450 anos para se decompor no meio ambiente. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados. Separe também potes velhos, potes de iogurte lavados e limpos, canos tipo PVC, frascos de produtos de limpeza, baldes velhos e até mesmo cabides de roupa em desuso.

Os vidros, quando limpos e secos, são, em sua totalidade, recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou vidros temperados, além das cerâmicas e porcelanas. Já nos metais, você pode reciclar todos os tipos de latas de alumínio, além de tampinhas, pregos e parafusos. Mas preste atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora, pois não são recicláveis. E muito cuidado ao depositar materiais pontudos nos sacos, pois essa ação evita que nossos colaboradores venham a se machucar.

Nesta fase de implantação e adaptação, lembramos que separar o lixo seco (reciclável) do molhado (orgânico/comum) já colabora muito com o meio ambiente. Pedimos a ajuda e a conscientização da população para tornar esse serviço cada vez mais eficaz e colaborativo.

Queremos transmitir objetivamente esta mensagem à população: lixo comum/orgânico de ser colocado no saco preto; lixo reciclável, no saco colorido (azul, branco, amarelo, verde, vermelho, etc.). Tanto o lixo comum/orgânico quanto o lixo reciclável terão dias específicos para ocorrer a coleta, então fiquem atentos aos itinerários repassados, assim evitaremos que os sacos sofram danos antes de serem recolhidos pela prestadora do serviço.