Secretaria de Saúde de Garuva emite alerta sobre o sarampo

Secretaria de Saúde de Garuva emite alerta sobre o sarampo

18/11/2019 0 Por Clic

Devido ao surto regional de sarampo, é importante evitar que nossa cidade faça parte dessa realidade. A vacinação contra a doença está disponível em todos os postos de saúde de Garuva. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária e Associação Empresarial de Garuva (Acig), reforça a importância da prevenção, visto que a doença pode levar à morte.

A doença, que estava erradicada no país, voltou a atingir a população. O Sarampo é altamente contagioso e pode ser transmitido por gotículas de saliva que ficam suspensas no ar e entram em contato com a boca ou olhos. Após o contagio, o paciente leva cerca de sete dias para perceber os primeiros sintomas, como febre alta, tosse persistente, coriza e congestão nasal. Após os sintomas iniciais, a pessoa percebe manchas vermelhas pelo rosto, que erradia até os pés.

Caso você perceba esses sintomas, procure atendimento imediatamente, visto que a única forma de prevenção é a vacina. Verifique sua carteirinha e previna-se, é só ir até a unidade mais próxima, com documento de identificação e carteirinha de vacinação.

No sábado, 30 de novembro, todas as unidades de saúde ficarão abertas das 08h às 17h, sem fechar para o almoço, a fim de reforçar ainda mais a campanha contra o sarampo.