Logistas e consumidores garuvenses se preparam para a Black Friday

Logistas e consumidores garuvenses se preparam para a Black Friday

27/11/2019 0 Por Clic

Acontece nesta sexta-feira (29) a Black Friday 2019 – Maior evento de descontos do Brasil e que enche os olhos do lojistas e consumidores.

Em Garuva não está sendo diferente, lojistas de todos os seguimentos estão preparados para receberem os consumidores, que por sua vez aguardam ansiosamente o festival de ofertas que devem agradar a maioria do público, conforme informações da CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas de Garuva.

De acordo com a CDL, não haverá nenhuma alteração específica de horário nos atendimentos para a sexta-feira (29), ficando a critério de cada comerciante a maneira como atenderá o seu público.

Segundo a Socidade Brasileira de Varejo e Consumo, a data em 2018 teve um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Para 2019, a tendência é que o consumidor que compra em mais de um canal chegue a 25% do total, contra 7% de 2018. É tradicionalmente, a data que inaugura a temporada de compras natalinas.

De acordo com as pesquisas, o consumidor irá destinar aproximadamente 37% das compras da Black Friday para compras de natal e final de ano.

A Black Friday está cheia de promoções incríveis, mas também com muitos golpes. Então fique ligado nas dicas que devem ser seguidas para evitar dores de cabeça:

Limite de gasto

Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

Entrega e troca

Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Prazos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

Golpes virtuais

Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Compras online

Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.

Atenção aos detalhes

Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Vitrines

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

Cancelamento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Informações claras

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.