Possível Circulação de notas falsas no comércio de Garuva preocupa população, veja como identifica-las.

Possível Circulação de notas falsas no comércio de Garuva preocupa população, veja como identifica-las.

06/12/2019 0 Por Clic

Informações sobre possível circulação de notas falsas em Garuva está preocupando comerciantes, segundo informações repassadas em grupos de Whatsapp, uma loja localizada na Av. Paraná teria atendido um cliente com várias notas de R$ 10 e R$ 50 na manhã desta sexta-feira (06).

Com a possível circulação de cédulas falsas, é importante o consumidor saber quais os símbolos de certificação da nota. Há diferenças de tamanho, textura e de símbolos mais detalhados que surgem quando o dinheiro é exposto à luz ou posicionado em outro ângulo.

Importante

O Banco Central do Brasil examina se uma nota suspeita é verdadeira ou não. As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central ou pelo Governo. O dinheiro suspeito pode ser apresentado a uma agência bancária, que se encarregará de encaminhá-lo para análise pelo Banco Central.

Crime

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Como proceder no caso de receber uma cédula suspeita:

a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:

dentro de uma agência bancária e durante o expediente – encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.

fora de uma agência ou do horário do expediente bancário – na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.

b) numa transação do dia a dia:

Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.

Confira abaixo um guia para conferir se uma nota é verdadeira ou falsa.

notas falças pdf