Banhistas lotam Rio São João no feriado de Natal em Garuva

Banhistas lotam Rio São João no feriado de Natal em Garuva

25/12/2019 0 Por Clic

Centenas de pessoas aproveitaram o calor para passar o natal curtindo as águas do Rio São João em Garuva, onde há diversão para todas as idades em diversos pontos do rio.

Os banhistas são de diversos lugares, principalmente de Garuva e Curitiba/PR. O local mais visitado é o ponto conhecido como Pedra da Judite, onde há vários locais seguros para a diversão e fica sob os olhos de guarda-vidas, que ficam em um posto instalado no local para garantir a segurança dos usuários.

CUIDADOS

O rio São João, assim como os demais rios de Garuva apresentam muitas diversões, mas é preciso tomar cuidado com os riscos enfrentados. É importante não se banhar em locais ermos e sim onde há maior concentração de pessoas e atendimento de guarda-vidas, os quais ficam em locais específicos.

CABEÇA D’ÁGUA – Outro fator comum neste período do ano são as cabeças d’água, fenômeno que trata-se do aumento súbito do volume, velocidade e nível do rio que pode provocar o arrastamento de pessoas, seguido de morte por afogamento. Tal alteração, na maioria dos casos, é provocada por fortes chuvas nas montanhas “rio acima”, mesmo com tempo bom e sol “rio abaixo” no local de banho.

Para quem for praticar uma atividade como o boia cross, é importante a utilização de EPI’s adequado, como colete e capacete, para que esse equipamento forneça uma flutuação que permita que a pessoa brinque no rio, diminuindo assim o risco de afogamento.