Defesa Civil alerta para temporais em SC nesta terça-feira

Defesa Civil alerta para temporais em SC nesta terça-feira

07/01/2020 0 Por Clic

A aproximação de uma frente fria oceânica favorece temperaturas elevadas no período entre o final da manhã e a tarde de hoje (07) no estado de Santa Catarina. Destaca-se as regiões do Extremo Oeste, Oeste e litoral (em amarelo no mapa) para temperaturas acima de 35°C .

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Use ar condicionado ou permaneça em locais com ar condicionados tais como shoppings e bibliotecas; Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35°C podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor; Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde; Tome banho frio; Minimize exposições diretas ao sol; Hidrate, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; Coma alimentos leves, frescos e de fácl digestão tais como frutas e saladas; Vista roupas folgadas e de cores mais clara; tenha cuidados especiais com idos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor. 

Não Faça: Direcionar ventiladores portáteis para si quando a temperautra no ambiente estiver mais alta que 32°C; Deixar crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo; Beber álcool para manter frescor; Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; Vestir roupas pesadas e escuras.

CHUVA VOLUMOSA ENTRE TERÇA (07) E QUARTA-FEIRA (08)

Previsão:  Devido ao intenso transporte de umidade  do mar para o continente combinado com o deslocamento de um sistema de baixa pressão em níveis superiores da atmosfera, há condições para acumulados significativos de precipitação nas regiões do Litoral Norte e Vale do Itajaí entre a noite de terça-feira (07) e madrugada de quarta-feira (08). Desta forma, há risco para deslizamentos de terra, inundações e alagamentos nestas áreas.

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.