Brincadeira da rasteira: novo desafio em escolas causa polêmica e preocupa pais e educadores

Brincadeira da rasteira: novo desafio em escolas causa polêmica e preocupa pais e educadores

12/02/2020 0 Por Clic

Vídeos de uma perigosa “brincadeira” em que adolescentes dão uma rasteira em colegas têm circulado nas redes sociais e preocupado pais, educadores e médicos. No desafio, dois jovens se posicionam ao lado de um colega, que é orientado a pular e, então, recebe o golpe. A pessoa acaba caindo e batendo a cabeça no chão. Especialistas afirmam que a queda pode causar danos no crânio, no cérebro e na coluna. Em novembro do ano passado, uma jovem de 16 anos que participava da “brincadeira” morreu em Mossoró (RN).

Ortopedista especialista em cirurgia da coluna e coordenador da pós-graduação em cirurgia endoscópica de coluna na Universidade de São Paulo (USP), João Paulo Bergamaschi diz que os jovens não têm noção do risco de sofrer traumas graves e até morrer.

“As pessoas que idealizaram não se atentaram à gravidade. É uma brincadeira que pode pode levar à morte, tanto que vitimou a adolescente no Rio Grande do Norte. O risco principal é a cabeça. Quando se cai de costas, a cabeça fica muito exposta a ter um trauma direto, no crânio, ou uma lesão interna.”

A coluna também pode ser afetada, embora o risco seja maior para pessoas mais velhas. “O movimento de “chicote” (vai e vem) no pescoço pode causar um dano irreversível na coluna vertebral, deixar o indivíduo paraplégico. O jovem, teoricamente, tem uma musculatura melhor e ossos mais fortes, mas não está isento.” 

A orientação é que os pais conversem bastante com seus filhos orientando acerca dos riscos dessa “brincadeira” a fim de evitar danos maiores.

 

*Com informações do Estadão