Garuva registra aumento de casos de HIV e sífilis. Só em 2020 já são 10 novos casos…

Garuva registra aumento de casos de HIV e sífilis. Só em 2020 já são 10 novos casos…

20/02/2020 0 Por Clic

O alarmante crescimento nos casos de pessoas contaminadas pelos vírus HIV e Sífilis preocupam a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com os dados repassados pela Secretaria, somente em 2019 foram 24 casos de sífilis e 8 de HIV registrados. Em 2020, já somam 4 novos casos de HIV e 6 novos casos de Sífilis em apenas 50 dias.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Garuva Catia Regina Leandro, a Secretaria está atuando em diferentes frentes para prevenir a transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). “A Vigilância em Saúde está realizando uma campanha com distribuição de preservativos nas empresas, onde as mesmas poderão solicitar para a Vigilância. Também está sendo realizado o fornecimento de preservativos e orientações para as casas noturnas”, pontuou.

Cabe ressaltar ainda, que é imprescindível a realização dos testes, já que muitas pessoas convivem com o vírus durante anos sem apresentar sequer um sinal, no entanto, mesmo sendo assintomático ele pode ser transmitido para outras pessoas, principalmente se o paciente não estiver em tratamento.

Os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do Município, bem como, está à disposição da população preservativos femininos e masculinos. Com esse número, Garuva atualmente contabiliza 40 casos de HIV, 31 casos de hepatite confirmados e 61 casos de Sífilis nos últimos 10 anos.