Água consumida em Garuva não contém presença de agrotóxicos, aponta análise da Agência Reguladora

Água consumida em Garuva não contém presença de agrotóxicos, aponta análise da Agência Reguladora

09/03/2020 0 Por Clic

Estação de Tratamento de Água (ETA)

O monitoramento da água dos municípios catarinenses, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina, analisa a qualidade da água distribuída para o consumo da população. Há cerca de um ano, uma analise de amostras de água mostrou que de 100 cidades catarinenses, 22 municípios recebem nas torneiras água com resquícios de agrotóxicos, passando então, a estender as análises de água para todos os municípios do estado.

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), realizou no segundo semestre de 2019, a coleta de amostras de águas no município de Garuva, para análise da presença de agrotóxicos. Não foi detectada a presença de agroquímicos na água de abastecimento no município de Garuva.

No último ano, a Prefeitura de Garuva, através da Secretaria de Saneamento Ambiental, terminou a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da construção do filtro de água com retrolavagem, com o objetivo de melhorar o sistema de tratamento da estação e consequentemente a qualidade da água distribuída para a população. Foram realizadas também a execução de obras na captação de água do município com o intuito de otimizar o sistema.