Em sua 1ª reunião como presidente, Dr. Rodrigo suspende atendimentos presenciais na Amunesc
17/03/2020Em reunião realizada na tarde de ontem (16), o presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, dr. Rodrigo Adriany David, repassou orientações à equipe técnica e recomendou a suspensão dos atendimentos presenciais na Amunesc.
Reuniões e eventos com aglomerações de pessoas serão cancelados. A medida visa prevenir a propagação do Novo Coronavírus, altamente contagiável e responsável pela doença nomeada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como COVID-19. Até o momento, Santa Catarina registrou sete casos da COVID-19, sendo dois deles em Joinville, cidade onde está localizada a sede da Associação.
“As recomendações são evolutivas e podem mudar a qualquer momento, dependendo do quadro que nos seja apresentado. Por enquanto, nossa orientação é de que os atendimentos às prefeituras devem ser realizados via telefone ou Whatsapp, para evitar a circulação de pessoas e a exposição dos funcionários da Amunesc e das prefeituras a possíveis contágios”, afirmou Dr. Rodrigo, que também é médico.
Além disso, devem ser tomadas as medidas de prevenção já recomendadas pelo Ministério da Saúde e seguir as orientações da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, entre elas:
· lavar as mãos com água e sabão com frequência
· evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
· evitar contato próximo com pessoas doentes
· ficar em casa quando estiver doente
· cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
· limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
A Secretaria afirma que “o consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida deve ser evitado. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme boas práticas de segurança alimentar”.
Na próxima semana, a Amunesc reunirá os prefeitos da região para discutir medidas integradas de prevenção e combate à epidemia. Informações e recomendações sobre o Novo Coronavírus podem ser acessadas no site da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).