Dr. Rodrigo responde perguntas acerca de suas ações no combate ao novo coronavírus em Garuva
19/03/2020Nesta quinta-feira o prefeito de Garuva, Dr. Rodrigo Adriany David respondeu algumas perguntas falando acerca das ações que vem tomando no município no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Confira as palavras do Prefeito.
Prefeito, considerando a gravidade da situação e os riscos que está exposta a população, quais foram as primeiras medidas que o senhor adotou para conter o avanço desta pandemia?
R: No primeiro momento, tomamos ações de prevenções. Realizamos a distribuição de cartazes indicando quais as medidas deveriam ser tomadas de imediato por toda a população para evitar a propagação do vírus no município, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca ao espirrar, evitar contato físico com pessoas, evitar tocar olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos pessoais e evitar aglomerações. Em seguida, acatamos a decisão do governo do estado e com auxílio da Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária e Epidemiológica fomos até o comércio solicitar que fosse cumprido o que estava determinado no decreto do governador, que consideramos o ideal para que possamos evitar a contaminação em massa nesse momento.
Como está a estrutura de saúde do município para atender a população nesse momento tão complicado?
R: Garuva por ser a porta de entrada do estado de Santa Catarina, o protocolo de saúde diz que estamos permitidos a realizar encaminhamento, para caso a conduta necessitar de internação, para as unidades de referência no tratamento no estado. Nesse momento estamos trabalhando com 4 médicos na Unidade de Pronto Atendimento, sendo dois médicos por escala e mais um médico contratado em regime de urgência. Decretei ainda o adicional de sobreaviso aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, em decorrência do Covid-19. Enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas nesse regime ficam à disposição do município, aguardando pelos meios de comunicações a sua convocação para o serviço, devendo eles atender prontamente a convocação e comparecer imediatamente ao serviço.
Quais procedimentos serão adotados no caso de pacientes com a suspeita de estar infectados e até mesmo para o caso de algum atestar positivo para o COVID-19?
R: Nesse momento nós estamos trabalhando na montagem do nosso Centro de Referência do Coronavírus, que será na região central. Ali os pacientes com sintomas, entre eles os principais as infecções das vias aéreas superiores (IVAS) e febre alta, poderão ser atendidos com profissionais treinados para indicar se o paciente é suspeito ou não. Caso seja considerado suspeito, a Vigilância vai solicitar o teste e o paciente aguardará em quarentena em outra unidade de saúde, mais retirada do centro, para evitar o contágio das demais pessoas.
Qual a sua mensagem para a população garuvense nesse momento?
R: A mensagem é de que nesse momento não há motivo para pânico. A prefeitura manterá a população informada pelos canais oficiais assim que cada quadro mudar. Nossa mensagem é para que acreditem apenas nas informações oficiais da secretaria da saúde, não acreditem em fake news. Estamos alinhados com todas as esferas dos governos, seja estadual como federal, além disso estamos em contato com todas as autoridades no assunto para manter Garuva a salvo e minimizando todas as intercorrências que possam ocorrer. Estaremos preparados para atender aos eventuais casos. Nós temos uma vantagem de termos uma equipe excelente e eu como médico de profissão, não medirei esforços para sermos exemplos para outros municípios.