Microempresários independentes de Garuva temem crise financeira e reivindicam medidas ao governo municipal

Microempresários independentes de Garuva temem crise financeira e reivindicam medidas ao governo municipal

30/03/2020 0 Por Clic

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (30) na Prefeitura de Garuva uma reunião envolvendo o Executivo, vereadores e Micro Empresários Independentes de Garuva, o encontro foi a pedido dos empresários.

Os empresários pediram pela reunião para reivindicar junto ao governo municipal soluções para a questão econômica das pequenas empresas, causada pela paralização do comércio em função do isolamento social decretado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, para frear a pandemia do COVD-19.

Representando um grupo de empresários de Garuva, participaram da reunião os Senhores André Borges, dono de um Canil e Hotel Pet e João Fortunato, que possui uma hamburgueria na cidade. A reinvindicação dos empresários é que haja a abertura gradativa do comércio local com a fiscalização das medidas exigidas pela vigilância sanitária; que o governo municipal continue a sanitização dos comércios locais; que haja uma força tarefa dos funcionários públicos municipais para ajudar no cadastramento dos trabalhadores autônomos para que esses possam acessar a Política de renda mínima no enfrentamento do COVID-19 e que o prefeito solicite ao governo estadual flexibilidade nos segmentos comerciais e autônomos que possam estar em produção reduzida para o enfrentamento do COVID-19.

Para André Borges a maior preocupação como microempresário é o impacto essa situação está causando para autônomos e informais. “Lá em casa, por exemplo, nós temos uma diarista semanal e um senhor contratado duas vezes por semana para fazer serviços gerais, eles já estão há quatorze dias em casa sem trabalhar, e sabemos que tem muitos outros casos como este.  Então a gente tá querendo minimizar esses impactos econômicos que vão afetar essas pessoas e às vezes de uma maneira quase que Irreversível” – Declarou.

“Quem mais movimenta a economia de Garuva é a informalidade e os pequenos empresários né, os pequenos comércios. É bem preocupante agora vai virar o mês e muitas pessoas terão dificuldade para cumprir com seus compromissos financeiros, para pagar suas contas de consumo, cartão de crédito e outros. É bem preocupante, então nós pedimos que o governo tenha sim a responsabilidade na questão de vigilância, mas que a economia da cidade volte a funcionar para o bem da população de Garuva”. – Afirmou João Fortunato.

O chefe de gabinete do Prefeito de Garuva, Junior Saad Benedet comprometeu-se em apresentar a proposta dos empresários a um comitê de Crise que se reunirá nesta semana para debater as questões de saúde e econômica do município. Já os vereadores Paulo Guataçara e Juca do Vime comprometeram-se em enviar um documento ao governo do Estado em nome da Câmara Municipal de Garuva, pedindo a flexibilidade nas medidas restritivas que atingem as atividades comerciais no estado, principalmente me Garuva.