Professora de Garuva cria grupo no WhatsApp e ajuda pais com atividades para as crianças durante a “quarentena”.
01/04/2020O período de isolamento social decretado pelo governo de santa Catarina vem revelando novas experiências às famílias garuvense, que em meio ao caos e incertezas da pandemia do coronavírus, têm redescoberto a riqueza de ficar em casa com seus familiares. Um dos desafios enfrentados pelos pais, tem sido a tarefa de desenvolver atividades saudáveis para seus filhos, que em tempos considerados normais, estariam nas instituições de ensino nesse período.
Com o objetivo de auxiliar pais e mães no cuidado com os pequenos, uma professora de Garuva criou um grupo no whatsapp para ensinar e mandar atividades que possam contribuir para o convívio das famílias nesses dias de “confinamento”, principalmente as crianças em idade de pré-escolar.
Eliane Ferreira é pedagoga e atua como professora ACT no Pré Escolar Dente de Leite. Ela conta que a ideia surgiu por ela ser professora de Educação Infantil e de Educação Especial, experiência que traz a compreensão das dificuldades enfrentadas por muitos pais. “Nós, professores e mães sabemos a dificuldade de segurar uma criança dentro de casa e como vi no facebook várias professoras dando atividades para ensino fundamental e médio, pensei que podia estar ajudando também as mães de crianças pequenas. As mães aceitaram muito bem. Todas agradeceram, o grupo é de mães que os filhos eram meus alunos ano passado na creche e meus aluninhos especiais deste ano” – Explica.
É um desafio pra nós pais, manter a rotina que ele tinha na creche em casa, e ainda mais fazer os dias menos entediantes. O grupo foi uma luz, além de ajudar, ela mostrou o amor e preocupação por nosso filho que atualmente não é mais aluno dela. Seremos sempre gratos por todo amor que ela tem por ele, e principalmente pela profissão. – Afirma Caroline Borchard, mãe do Gabriel que foi aluno de Eliane no ano passado.
Quanto às atividades, ela conta que manda livros infantis em PDF, atividades fáceis que as mães podem reproduzir no papel com um canetão, por exemplo, e as crianças colarem ou pintarem por cima. O objetivo maior é unir a família e ocupar o tempo das crianças. O Propósito é trabalhar a coordenação motora fina das crianças para que pratiquem o movimento de pinça, para prepara-las para pegar lápis, giz de cera e pincéis, atividades essas que são comuns no cotidiano escolar dessas crianças.