Moradora da Mina Velha receberá o Prêmio de MULHER DESTAQUE do município de Garuva em 2020
02/04/2020Izabel Maciel dos Santos, esse é o nome de mais uma mulher a ser eleita para receber o prêmio de MULHER DESTAQUE do município de Garuva. A iniciativa é da Câmara de vereadores de Garuva e tem como objetivo homenagear mulheres moradoras do Município de Garuva que tenham se destacado profissional ou socialmente, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.
A premiação ocorrerá anualmente no mês de março em comemoração do Dia Internacional da Mulher. Nas sessões anteriores neste mês já haviam sido votado e aprovado o prêmio para outras sete mulheres, sendo elas Noemi Terezinha Brunetto, Francisca Fernandes da Rocha, Suellen Cristina Budenetz, Ana Maria Costa de Araújo e Nair da Silva.
O último nome votado, Sra. Isabel, foi uma indicação do vereador Célio Luiz Budal. “Esta é uma homenagem que se estende a todas as mulheres autênticas, que dedicam sua vida voluntariamente em prol do bem para os nossos munícipes” – Declarou o veredor.
Izabel Maciel dos Santos
A senhora Izabel Maciel dos Santos, nascida em 19 de outubro de 1941 na localidade de Saí-Guaçu em Garuva/ SC. Em 5 de junho de 1958, casou-se com Vicente dos Santos na Capela Sagrado Coração de Jesus na referida localidade. Tiveram oito filhos, sendo eles, Simão dos Santos, Maria Lucia dos Santos, Margarida dos Santos, Inês dos Santos, Samuel dos Santos, Paulo dos Santos, Gabriel dos Santos e André dos Santos (In Memorian).
Em 1965 mudou-se para a localidade de Mina Velha, onde mora atualmente. Dedicou sua vida aos trabalhos na Igreja onde foi Catequista e Ministra da Eucaristia na Capela Santa Rosa de Lima. Sempre dividiu sua vida ao trabalho na agricultura, principalmente no cultivo de aipim e na produção de farinha de mandioca e ao cuidado de seu filho mais velho, deficiente de nascença. Muito religiosa, há mais de 40 anos faz romaria à Aparecida/SP, para visitar a Santa, pela qual é muito devota.
Atualmente, aos 78 anos, quando pode, ainda pega sua enxada e vai trabalhar na roça pois se sente bem quando trabalha na lavoura. Sra. Izabel, também zela pela Capela e Cemitério “Sagrado Coração de Jesus” da histórica comunidade Saí-Guaçu, onde, todos os anos, no 1º domingo de junho é realizada a Festa da Tainha, a qual serve para manutenção daquele patrimônio histórico e religioso.
Mulher forte e participativa na vida da comunidade, gosta de manter a amizade com todas as pessoas, sendo que apenas uma coisa lhe tira do sério, a destruição da natureza, protege a natureza com todas as forças, pois segundo ela, “mexer com a natureza, é mexer com Deus e Deus não perdoa quem destrói a natureza”.
Matéria atualizada às 14h20min de 02/04/2020 para correção da informação que inicialmente apontava que a Sra. Isabel havia sido a primeira mulher a ser escolhida, portanto, outros 5 nomes já haviam sido votados e aprovados conforme informação no segundo paragrafo do texto.