Médico que atuava na atenção básica de Itapoá é diagnosticado com COVID-19
15/04/2020A Prefeitura de Itapoá veio a público na tarde desta quarta-feira (15) esclarecer informações a respeito do caso do médico que atuava na atenção básica da cidade que testou positivo para o novo coronavírus.
Confira o comunicado oficial da Prefeitura:
A Prefeitura de Itapoá vem a público esclarecer informações a respeito do caso do médico que atuava na atenção básica da cidade que testou positivo para o novo coronavírus.
O médico, morador do estado do Paraná, realizou coleta para o teste no domingo, em Curitiba. Ele informou à Secretaria de Saúde que estava com suspeita de coronavírus e foi determinado que permanecesse em isolamento até que recebesse o resultado do exame.
Ocorre que mesmo com a suspeita e a determinação para permanecer em isolamento e não prestar qualquer atendimento à população, o médico, por conta própria, decidiu cumprir plantão no Pronto Atendimento de Itapoá nesta terça-feira (14), sem o conhecimento da Secretaria de Saúde. Nesta mesma data, o médico recebeu o resultado positivo para o novo coronavírus.
Imediatamente, as medidas sanitárias e legais foram tomadas pela Prefeitura de Itapoá. O médico encontra-se afastado de suas funções e deverá, nas próximas horas, vir a público se retratar à sociedade, visto que descumpriu protocolos de saúde ao desrespeitar o isolamento social para casos suspeitos de Covid-19. Tão logo o médico encaminhe sua retratação, a Prefeitura de Itapoá levará ao conhecimento de toda a população.
É importante salientar que, para fins estatísticos, o caso do médico não poderá ser computado como caso confirmado em Itapoá, e sim no seu município de origem.
Confira Abaixo a declaração do médico, Dr. Marcio Gonçalves Vieira da Cunha: