UPA de Garuva será administrada por Organização Social a partir de hoje (10)
10/12/2020A Unidade de Pronto Atendimento de Garuva está sob nova gestão a partir desta quinta-feira, 10 de dezembro, passando a ser administrada pelo Instituto Santa Clara, Organização Social que já vinha prestando atendimento na UPA por meio do serviço de profissionais médicos e enfermeiros.
De acordo com a responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Isabela Aragão, a motivação que levou o município a essa mudança tem três principais objetivos, que são a redução de custos, a melhora do atendimento à população e a facilidade para credenciamento da Unidade no Ministério da Saúde.
A escolha da instituição foi feita por meio de um edital de chamamento, o qual credenciou o Instituto Santa Clara. O contrato firmado entre o município de Garuva e o Instituto é de cinco anos e terá o investimento de R$ 415 Mil por mês, mais R$ 120 Mil por ano para gastos estruturais da unidade como reformas e equipamentos.
Todo trabalho desenvolvido na unidade será fiscalizado por uma comissão da Secretaria Municipal de Saúde, que avaliará mensalmente o número de atendimentos realizados, as classificações de riscos, a taxa de satisfação dos usuários e vários outros aspectos que serão acompanhados quantitativamente e qualificativamente.
Isabela Aragão explicou também que os servidores públicos que atuavam na Unidade de Pronto Atendimento, todos continuam à disposição da secretaria de Saúde, sendo direcionados para outras unidades de atendimento na proporção das necessidades do município. Os servidores que não eram efetivos do município, tiveram a oportunidade de serem recontratados pela Organização Social.