Garuva está pronta para iniciar vacinação contra a COVID-19, afirma o Prefeito Dr. Rodrigo

Garuva está pronta para iniciar vacinação contra a COVID-19, afirma o Prefeito Dr. Rodrigo

12/01/2021 0 Por Clic

A Prefeitura de Garuva está tomando medidas para dar início a vacinação contra a covid-19 assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberá-las e o Ministério da Saúde realizar a distribuição para os municípios. As associações dos municípios pressionam o governo estadual e federal para aquisição das vacinas e para que sejam repassadas aos municípios o mais breve possível.

De acordo com o prefeito Dr. Rodrigo Adriany David, que é médico de profissão, o município irá participar do Plano Nacional de Imunização (PNI), já que a grande maioria das vacinas são negociadas pelas farmacêuticas diretamente com o governo federal, com excessão da Covaxin (Índia) e Sputnik V (Rússia) que estão sendo negociadas com o governo do estado.

Dr. Rodrigo explica que o município está pronto para dar início a vacinação. “O município já possui 4 refrigeradores especiais que estão nas unidades de saúde para refrigeração de vacinas, inclusive com gerador próprio, para caso haja queda da energia elétrica. Nós temos um histórico de sucesso na estratégia de campanhas de vacinação e novamente seremos referência e vamos vencer o coronavírus”, disse o chefe do Executivo.

Segundo a Diretora de Atenção Primária a Saúde Nelise Dias Vieira da Silva, a Secretaria de Saúde do município possui seringas e agulhas disponíveis em estoque para vacinar toda a população estimada e seguirá todos os procedimentos exigidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o calendário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina, as primeiras doses devem ser destinadas as pessoas acima de 75 anos, profissionais de saúde, população indígena e pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas (que vivem em lar de idosos). A vacinação deve ocorrer em duas doses, com intervalo de 14 dias entre elas.

A estimativa é de que na primeira fase 724 pessoas sejam imunizadas, 1.633 pessoas na segunda fase, 1.149 na terceira fase e 272 pessoas na quarta e última fase, totalizando 3.778 pessoas que devem ser imunizadas no município.

Os profissionais da saúde serão vacinados nas próprias unidades em que trabalham e os idosos poderão se vacinar em unidade volante, uma espécie de drive thru, onde poderão ser vacinados sem sair do veículo, evitando assim a aglomeração de pessoas. As salas de vacinação das unidades também terão doses da vacina disponíveis assim que o município receber as doses.

O Departamento de Comunicação deve iniciar nos próximos dias uma campanha sobre a importância da vacinação, que continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção contra as doenças infectocontagiosas, resultando na redução dos números de casos, diminuição do número de hospitalizações, gastos com medicamentos e principalmente a redução da mortalidade.

Enquanto a vacina não chega, se proteja: higienize as mãos corretamente, use máscara e evite aglomerar ou permanecer em locais fechados.