Enfermeira de Garuva é a primeira pessoa vacinada contra covid-19 no município

Enfermeira de Garuva é a primeira pessoa vacinada contra covid-19 no município

20/01/2021 0 Por Clic

A primeira dose de vacina contra covid-19 aplicada em Garuva ocorreu na manhã desta quarta-feira (20). A primeira pessoa vacinada no município é a enfermeira Francisca Alrileide Mesquita Guerra, de 50 anos, conhecida como Enfermeira Alri.

Alri é enfermeira concursada no município desde 2010, onde atuou na atenção básica e desde o início da pandemia atua junto ao Centro de Referência ao Coronavírus, junto a uma equipe de apoio com médicos, técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliar de serviços gerais.

“Estou muito orgulhosa. A vacina pra mim significa respeito a vida. Respeito a minha vida e a vida daqueles a quem eu quero bem. A vida é pra ser comemorada com as pessoas que amamos, com a família, com amigos. Então a vacina representa poder voltar a abraçar as pessoas sem medo de poder passar uma doença para as pessoas que a gente tanto ama”, afirmou a enfermeira.

Questionada se não tem medo de tomar a vacina, Alri disse que não tem medo da vacina e sim da doença. “A vacina foi pesquisada, fabricada e desenvolvida por cientistas que estudaram para isso. Eu tenho medo é do vírus, que já levou no nosso país mais de 200 mil vidas e 15 pessoas de Garuva. São 15 famílias do município que perderam seu ente querido”, explicou.

Durante a imunização, Alri fez questão de deixar um recado para a população: “Não tenham medo da vacina. O vírus continua matando, causando dor e desespero e a vacina veio para nos devolver a vida sem medo. Sou grata a ciência e a Deus por dotar o ser humano de inteligência e sabedoria para poder desenvolver medicamentos e vacinas que possam combater essas doenças e possam nos permitir conviver em sociedade“, explicou.

Quem aplicou a primeira vacina, foi Cátia Regina Leandro, técnica em enfermagem e servidora efetiva do município a 16 anos, hoje atua na Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com Cátia, devido a pouca quantidade de doses recebidas nesse primeiro momento, foi necessário priorizar os funcionários da linha frente. “Recebemos poucas doses nesse primeiro momento e por isso priorizamos as pessoas que estão na linha de frente e atuam diretamente no combate ao covid-19. Assim que chegarem novas doses, vacinaremos a equipe de saúde por completo e a população idosa”, disse.

Cátia ressaltou a importância de manter os cuidados mesmo após a vacinação. “Ainda não poderemos deixar os cuidados de higiene, distanciamento e utilização de máscara de lado, já que as vacinas se mostraram eficazes contra o desenvolvimento de sintomas da covid-19, mas como nem todas as pessoas irão receber a vacina de imediato, os cuidados devem continuar para proteção dessas pessoas. A vacina nos enche de orgulho e esperança, é a partir dela que poderemos recomeçar em um futuro breve”, finalizou a chefe do setor de Vigilância em Saúde.

A população indígena também recebeu doses para iniciar a vacinação. A Aldeia indígena Tarumã, no bairro Urubuquara, recebe 23 doses da vacina, que será aplicado pelo enfermeiro responsável da aldeia.