Câmara deve oferecer Moção de Aplausos a bombeiros de Garuva por Ato de Bravura e serviços relevantes
04/02/2021Por indicação do Vereador Jarbas Budal (MDB) entrou em tramitação na Câmara de Vereadores de Garuva uma Moção de Aplausos que deve ser concedida a três bombeiros que atuam no município pelos relevantes serviços prestados e pelos atos de bravura e atitude.
Se aprovada pelos demais vereadores, a moção deverá ser entregue em sessão Ordinária no dia 09 de fevereiro de 2021. Os bombeiros são o Sd BM Ceschini, BCP Flores e BC Leonildo, os quais atuaram em uma ocorrência de incêndio no último dia 20, onde uma carreta com carga altamente inflamável estava completamente em chamas na BR 101 e com agilidade e desempenho da guarnição, conseguiram combater o fogo, preservando a vida de terceiros.
Confira abaixo a justificativa apresentada pelo vereador, onde o mesmo descreve os detalhes que envolveram a ocorrência:
Esta proposição visa homenagear os Bombeiros mencionados, pelo êxito em sua missão ao combater o fogo de uma carreta, preservando a vida de pessoas.
Missão esta que ocorreu em 20 de janeiro do corrente ano, quando a guarnição do ABTR-21 foi acionada pela Autopista Litoral Sul para atender um incêndio em carreta com carga altamente inflamável na BR 101.
Ao chegar no local a guarnição composta pelo Sd BM Ceschini, chefe de socorro e chefe da linha da direita, BCP Flores, operador condutor do ABRT-21 e BC Leonildo, auxiliar da linha da direita, confirmaram a natureza da ocorrência, identificaram a carga que era de álcool etílico, sendo que o veículo estava completamente em chamas em fase de crescimento.
Prontamente, montaram três lances de uma linha direta de uma polegada e meia, devidamente equipados com roupas de aproximação, equipamentos de proteção respiratória resfriaram os tanques, após resfriamento realizaram o combate propriamente dito ao veículo que estava totalmente tomado pelas chamas, havia bastante diesel abaixo do primeiro tanque e do caminhão que vazou do veículo propulsor, assim trazendo mais dificuldade ao combate.
No decorrer da missão, foram informados que havia cerca de 60 mil litros de álcool nos dois tanques, o isolamento da BR 101 era de aproximadamente 150 a 200 metros do primeiro veículo, tanto para um lado, quanto para outro, que havia carros de apoio da Autopista, segundo o manual, caso acontecesse uma explosão, provavelmente atingiria esses veículos e pessoas, devido a essa preocupação, a guarnição decidiu realizar o combate mesmo no manual da ABQUIM, orientando isolar a cena cerca de 400 metros e deixar a carga queimar em caso de fogo intenso.
Foram utilizados 4 mil litros de água para acabar totalmente com as chamas, no momento que terminaram o combate, os bombeiros voluntários de Joinville realizaram o rescaldo com utilização de liquido gerador de espuma. Após, o local ficou aos cuidados dos responsáveis da Autopista e Polícia Rodoviária Federal.
Por todo o exposto, é justa e merecida esta homenagem, através do qual manifestamos não apenas nossas congratulações aos profissionais envolvidos, mas também o nosso sincero agradecimento pelos relevantes serviços prestados em nosso Município, através das demais ocorrências.