Vereador Reginaldo Rosa (PL) apresenta Projetos para alterar nome das Estradas São João Abaixo e Caovi.
10/02/2021Tramita na Câmara de vereadores de Garuva dois Projetos de Lei de autoria do vereador Reginal Rosa (PL), os quais alteram o nome das Estradas São João Abaixo e Estrada Caovi. Os Projetos foram lidos na sessão da última segunda-feira (09) e baixados para discussão nas Comissões.
ESTRADA SÃO JOÃO ABAIXO
Se aprovado o Projeto de Lei 01/2021, a Estrada São João Abaixo passará a ser Estrada Vereador Antonio Gabriel de Miranda. Confira abaixo a exposição de motivos apresentada pelo vereador.
Nene Miranda, como era conhecido, filho primogênito de Afonso Gabriel de Miranda e Maria Farias de Miranda. Nascido em 15/01/1949, criado em Garuva, estudou na escola primária da localidade, depois de casado deu início no ramo da extração de areia no Rio São João, na comunidade de São João Abaixo, onde foi passando aos irmãos a mesma atividade, na qual gerou a renda e sustento da família e trouxe a sua contribuição para o progresso e desenvolvimento do Município de Garuva. No ano de 1994 se elegeu Vereador do Município, sendo o mais votado no pleito da época, junto com a eleição do então Prefeito Saul Zamboni. Ainda em 1994, sofreu a perda do filho Silvio de Miranda em um acidente de caminhão, nome este qual é denominado um dos Ginásios de Esportes do nosso Município. Senhor Antonio Gabriel de Miranda, faleceu em 13/09/2018, deixando esposa, 2 filhos, 6 netos e uma eterna saudade!
ESTRADA CAOVI
Se aprovado o Projeto de Lei 02/2021, a Estrada CAOVI passa a denominar-se Estrada Henrique Vieira. Confira abaixo a exposição de motivos apresentada pelo vereador. Confira abaixo a exposição de motivos apresentada pelo vereador.
Henrique Vieira, nasceu em 6 de junho de 1938 na cidade de Garuva/ SC. Filho de João Vieira Angelista e Rosa Corrêa Vieira, ambos agricultores. Desde jovem, Henrique dedicava-se ao trabalho de lavouras no Município onde nasceu. Na época de 1960 comprou terras própria para fazer plantações de bananas. Era a época em que faziam-se mutirões para preparação de terras para plantios. Os serviços eram braçais e com a ajuda de animais, sendo que, a tecnologia era carente e os maquinários seriam difíceis de serem comprados para os devidos trabalhos na agricultura. As plantas foram crescendo e logo o bananal foi se desenvolvendo, e a população se fortalecendo grandiosamente. E isso foi incentivo para outros agricultores que se interessaram pelo mesmo tipo de plantação naquela região. Então, o Senhor Henrique Vieira foi um dos primeiros bananicultores da localidade do Caovi, e contribuinte do Município desde a década de 60. No ano de 1965 casou-se com Neusa Alves Vieira, professora da mesma localidade. Desta união formaram uma família com 7 filhos, 15 netos e 4 bisnetos. O homenageado era católico, colaborador e contribui fielmente com seus deveres religiosos. Como eleitor responsável, sempre cumpriu com o seu dever de cidadão brasileiro e garuvense. Um homem que sempre teve boas relações de convivência e de amizades com seus parentes, vizinhos e amigos. Aposentou-se aos 67 anos de idade como agricultor, produtor rural no Município de Garuva. E assim, passando a administração dos bananais para um membro da família, que hoje vem administrando de acordo com a tecnologia e dentro da norma das leis da agricultura. Senhor Henrique deixou muitos valores, como exemplo de vida; bem como o amor em família, a honestidade, a humildade, a força e a coragem da união e do respeito. Em 9 de setembro de 2018, Henrique veio a falecer com a idade de 80 anos, finalizando assim a sua história de vida que cumpriu honestamente na passagem de sua vivencia aqui nesta terra. Restando aos seus familiares, parentes e amigos, a saudade e as lembranças dos anos passados, mas com a esperança de que Deus com sua infinita bondade já o tenha acolhido com seu Divino Amor em sua morada no Céu.