“Professora Vera” deve receber MOÇÃO DE APLAUSOS na Câmara de Vereadores de Garuva.

“Professora Vera” deve receber MOÇÃO DE APLAUSOS na Câmara de Vereadores de Garuva.

23/02/2021 0 Por Clic

A professora Vera Lúcia Golin Gross, carinhosamente conhecida como “Professora Vera” ou “Dona Vera” deve receber uma homenagem da Câmara de Vereadores de Garuva, a iniciativa é do vereador Ivo Mariano (MDB), o qual protocolou uma indicação de Moção de Aplausos à professora, por seus relevantes serviços prestados em prol do Município de Garuva.

Conheça a história da professora Vera, conforme a justificativa apresentada por Ivo Mariano.

Véra Lúcia Golin Gross, natural de Capinzal, Estado de Santa Catarina. Nascida aos 19 de fevereiro de 1952. Filha de Itelvino Golin e Gessy Ribeiro Golin, ambos operários das Indústrias Ouro, hoje Perdigão. Entrou na escola aos 8 anos de idade, no Colégio Mater Dolorum, já sabendo ler e escrever, bem como realizar as quatro operações Matemáticas, o que lhe gerou alguns problemas, pois pulou etapas do antigo primário.

Formou-se Normalista em 1968, tendo que esperar para receber o diploma, pois não tinha 18 anos.

Começou a trabalhar como professora em 1966, na Escola Ivo Silveira, na localidade do Distrito de Alto Alegre- Capinzal, no período matutino. No vespertino, lecionava no Pré-escolar do Colégio Mater Dolorum.

Em janeiro de 1970, prestou concurso para o Estado de Santa Catarina e foi aprovada, indo realizar o estágio na Escola Reunidas Linha Pelotas, no Distrito de Arabutã- Concórdia. No período vespertino, lecionava Ciência e Matemática na Escola Estadual Ivonete Ribeiro de Arabutã.

Em 1972 solicitou remoção para sua cidade natal, indo lecionar na Escola Estadual Belisário Pena. No período noturno, lecionava na Escola Prefeito Silvio Santos, na cidade de Ouro, coirmã de Capinzal e no SESI, na Escola Mater Dolorum.

No final de 1972, prestou vestibular na UFSC, sendo aprovada. Formou-se em 1975 na Área de Ciências. Voltou a sua terra natal e continuou nas mesmas escolas.

Casou-se em 1977, com Walmo Hilário Gross, com o qual tiveram 3 filhos, 2 rapazes e 1 moça. Ainda em 1977 foi removida com atribuição de exercício para a Escola Raimundo Corrêa em Seara-SC, para acompanhar o marido. No período noturno lecionava Química, Física e Biologia no Colégio Lothar Krieck (Ensino Médio) na Escola Santo Paludo.

Em 1981, mudou-se para Arabutã, foi lecionar na Escola Ivonete Ribeiro, permanecendo lá até final de 1982, quando solicitou remoção para a Escola Deodoro em Concórdia. Enquanto aguardava sua vaga, trabalhou na UCRE, hoje GERED, ficando responsável pelo setor de RH. Também lecionou no Colégio Olavo Ceco Rigon e na UNOESC.

Em final de 1983, assumiu sua vaga na Escola Deodoro, permanecendo lá até 1989, onde, por atribuição de serviço, foi removida para o Colégio Olavo Bilac no Distrito de Pirabeiraba- Joinville, onde lecionava meio período e à noite ocupava a função de Diretora Adjunta no 2º Grau.

Em 1994, ocupou a função de Diretora Geral na EEB Carmem Seara Leite. Aposentou-se pelo Estado de Santa Catarina em outubro de 1996, mas continuou a lecionar como professor em caráter temporário.

Em 1999, foi convidada a assumir o cargo de Coordenação do NAES (Núcleo Avançado de Ensino Supletivo), em convênio com o Estado de Santa Catarina, permanecendo na função até março de 2010, quando foi aposentada por invalidez, devido a um infarto sofrido em 2007. Também naquele ano ficou viúva.

Enquanto esteve no município de Garuva, esteve à frente do COMED (Conselho Municipal de Educação) por duas gestões, onde foram elaborados o Sistema Municipal de Ensino, a elaboração do novo Regimento Interno do Conselho e a nucleação das escolas, para fins de FUNDEB. Também esteve no cargo de Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

Por todo o exposto, é justa e merecida esta homenagem, através do qual manifestamos não apenas nossas congratulações à professora Véra Lúcia, mas também o nosso sincero agradecimento pelos relevantes serviços prestados em nosso Município, notadamente na área da educação.