Prefeitos da região debatem pandemia em assembleia da Amunesc
01/04/2021A situação da pandemia na região da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) foi mais uma vez pauta de reunião entre os prefeitos. Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (31), foram apresentados índices por município, sinalizando melhora no panorama de algumas cidades, e piora nos indicadores de outras.
Foram avaliados dois períodos: o primeiro entre os dias 02 e 15 de março, e o segundo de 16 a 29 do mesmo mês. O município da região com maior crescimento de casos positivos é Balneário Barra do Sul, com variação de 206% com relação ao período anterior. Campo Alegre, São Bento do Sul e Araquari também apresentaram crescimento preocupante. Em contrapartida, municípios como São Francisco do Sul, Itapoá e Joinville tiveram regressão no número de caso na comparação dos dois períodos. Somente Joinville, a diferença foi de -17% nos últimos 13 dias, o que representa uma diminuição de 1.233 novos casos registrados no período. A fonte dos dados é a Plataforma Boa Vista, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo o prefeito de Joinville e 1º vice-presidente da Amunesc, Adriano Silva, a melhora se deve aos decretos em vigência atualmente. Entre eles, a determinação de isolamento de todos os moradores da mesma residência no caso de resultado positivo para Covid-19. “A medida mais efetiva é a identificação dos pacientes confirmados e o isolamento de toda a família durante o período de dez dias. Isso requer investimento das prefeituras em testes rápidos swab antígeno. Dessa forma a gente isola quem realmente precisa e não compromete a economia”, afirmou.
O presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, dr. Rodrigo Adriany David, explica que este é o método de mais rápido diagnóstico disponível atualmente: “este teste identifica casos positivos já com 48h de sintomas, e o resultado sai em 20 minutos. É o teste que mais cedo identifica a Covid e permite assim o isolamento dos pacientes mais precocemente, não gerando assim atestados por tempos prolongados”, declarou dr. Rodrigo, que também é médico.
O senador Esperidião Amin acompanhou o encontro, e falou sobre a importância das medidas de prevenção e a vacinação. “Sabemos que a região mais crítica da pandemia em Santa Catarina neste momento é a região nordeste. Não podemos deixar de manifestar nossa solidariedade. A prioridade neste momento são as medidas de cautela e a vacina. A vacina é a nossa grande esperança, e brigar pelas vacinas também é uma forma de brigar pela regional”, disse o senador.
Para o secretário de saúde de Joinville, o decreto que prevê a proibição de comercialização de bebidas alcoólicas após as 18h também foi decisivo para a melhora do quadro na região. “Um dos maiores problemas que enfrentávamos era a aglomeração gerada pelos happy hours, quando as pessoas ficavam sem máscara e abriam mão dos cuidados. Era um dos principais fatores de transmissão”, concluiu Jean Rodrigues da Silva.