2 de Abril: Garuva unida pela Conscientização do Autismo.

2 de Abril: Garuva unida pela Conscientização do Autismo.

02/04/2021 0 Por Clic

Esta sexta-feira, dia 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data definida pela ONU em 2007, com o objetivo de trazer mais informação e esclarecimentos à sociedade sobre o transtorno do espectro autismo (TEA), que atinge 1 a cada 59 crianças, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos. 2 de abril é o dia em que o mundo ouve sobre Autismo, dia de conscientizar.

Em Garuva, pais e entidades também iniciam uma série de ações que mobilizarão durante todo o mês de abril diversos seguimentos no município, com o objetivo fomentar o assunto e de alguma forma, avançar na luta enfrentada por profissionais de saúde e educação que se posicionam em defesa da causa, mas principalmente, dos pais e familiares de crianças autistas, os quais vivem diariamente essa realidade e anseiam por seus direitos e os direitos de seus filhos.

Cristiane Rosa Costa é mãe e relatou sua experiência, falando como descobriu que seu filho tinha autismo e da importância do diagnóstico precoce.

“Quando desconfiei que meu filho tinha sinais de autismo, passei dias pesquisando sobre o assunto, perguntei aos pediatras em que o levei, pois nem sabia onde eu deveria buscar ajuda, porém, ouvi que era cedo demais para este diagnóstico e que só seria possível avaliar com 3 anos (meu filho tinha 2 anos). – Explica.

Não satisfeita com as respostas que recebeu, Cristiane entrou em contato com uma conhecida, que ela chama de ex-vizinha, a qual tinha um filho dentro do Espectro e lhe ajudou nos primeiros passos, dizendo por onde começar.

“A intervenção precoce é muito importante no desenvolvimento da criança e por isso é muito importante, que as pessoas saibam o que é, os sinais e onde buscar ajuda. É importante também que a sociedade esteja preparada para acolher e incluir, com amor e respeito. Outro sonho que nós como pais temos, é que Garuva tenha atendimento especializado para atender as crianças dentro do Espectro e é por isso que vamos lutar.” – Finaliza Cristiane.

 

Também ouvimos o relato de Christianne Wisenfad Pinto, que é mãe de um autista de 11 anos e idealizadora do Grupo “Mundo Azul Garuva”, grupo este que integra as ações do mês de abril em Garuva e atua para promover a melhoria de qualidade de vida os autistas. Christianne explica sobre o Mundo Azul Garuva:

“Em 2019, foi criado um grupo de whatssap com o objetivo de trocar experiências, conhecimentos, informações sobre o autismo e como uma forma de unir as famílias por causas que podem dar uma qualidade de vida melhor para nossos filhos. Atualmente o grupo tem 34 participantes, entre eles, pais e mães de autistas, psicóloga, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, advogada, professores. O grupo vem crescendo a cada dia, o número de crianças diagnosticadas em nossa cidade está crescendo, nosso anseio e objetivo é buscar uma assistência médica, educacional e social às nossas crianças, adolescentes e famílias de nossa cidade” – Explica.

 

Para entendermos melhor sobre as ações a serem desenvolvidas em Garuva, conversamos com Érica Portela Leite, que é moradora de Garuva, servidora pública do Estado de Santa Catarina, profissional da educação especial atuante com pessoas com deficiência no município e Conselheira Municipal da Reunida desde fevereiro/2021).

REUNIDA é Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas, a qual atua tendo como principal objetivo promover a criação e/ou fazer cumprir as políticas públicas com base nos direitos das pessoas com TEA, independente do seu grau de autismo – leve, moderado ou severo, independentemente da idade.

“Estamos vivenciando situações complexas com a Pandemia, então precisamos cuidar uns dos outros. Não é momento para aglomeração, então o planejamento das ações de Conscientização do Autismo no município de Garuva/SC, durante o mês de abril/2021, foram elaboradas de forma consciente, respeitando a dor do outro diante as perdas familiares diariamente”Explica Erica Portela.

Esse ano as ações de Conscientização sobre o Autismo serão de forma virtual em Garuva, e de acordo com as explicações de Erica Portela acontecerão da seguinte forma:

  • Publicação de vídeo das famílias com filhos(as) com TEA (Transtorno do Espectro Autismo), as lutas, preconceitos, vitórias e outros.
  • As igrejas apoiarão a causa. Músicos vestirão a camiseta azul e cantarão a música “Entre aspas” do músico Ivo Pessoa.
  • Também alguns músicos da cidade irão fazer vídeos cantando a música Entre Aspas.
  • No comércio o proprietário que apoia a causa será entregue o adesivo da peça quebra-cabeça idealizado pelo o grupo das famílias, amigos e profissionais “O Mundo Azul Garuva” e enviará fotos da equipe do estabelecimento apoiando essa causa.

 

Essas ações serão publicadas na página do facebook e instagram “Mundo Azul Garuva”.

  • Na página da Apae de Garuva será publicada o vídeo de abertura com fotos da equipe apoiando a causa e a música de fundo “Entre Aspas”. Também durante o mês será publicado alguns vídeos das famílias que tem filhos com TEA e realizam atendimentos na APAE.
  • Depoimento de profissionais que atuam com pessoas com TEA.
  • Dia 19/04 terá a Live com a Conselheira de Honra da Reunida Claudia Moraes, Bate papo sobre Autismo e Reunida.