Jarbas Budal propõe moção à Governadora de SC pedindo mais Policiais Militares para Garuva.

Jarbas Budal propõe moção à Governadora de SC pedindo mais Policiais Militares para Garuva.

20/04/2021 0 Por Clic

O Vereador Jarbas Budal (MDB) propôs para deliberação do Plenário da Câmara de vereadores de Garuva uma Moção de Apoio, para que seja encaminhada Governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, bem como ao Comandante Geral da Polícia Militar, Senhor Dionei Tonet, objetivando solicitar um aumento de 5 Policiais Militares para o Município de Garuva/SC.

De acordo com a justificativa de Budal, várias cidades do nosso Estado sofrem com a decadência do policiamento e muitos municípios contam apenas com dois ou três soldados disponíveis por serviço para atender todos os mais variados tipos de ocorrências. Ele destaca que esse baixo efetivo policial acaba não sendo suficiente para trazer de fato segurança aos cidadãos.

“Em média, com o atual número de efetivos, temos um policial para aproximadamente cada 654 habitantes, esse cálculo médio é alarmante, pois pelo art. 1° da Lei Complementar n° 417/2018 “o efetivo máximo previsto para a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina será de 20.308 (vinte mil trezentos e oito) policiais militares”. Considerando que pela quantidade máxima de policiais prevista na referida norma, deveríamos ter um policial para cada 331 habitantes, isso se o efetivo chegasse ao máximo permitido pelo dispositivo legal mencionado” – Declarou o vereador, ao lembrar que há uma nova turma que corresponde a mais 500 soldados cursando formação neste ano de 2021.

“Garuva é a porta de entrada para turistas, uma vez que faz divisa com o Estado do Paraná, em direção a Guaratuba/PR, dando acesso também ao Município de Itapoá, cidade portuária, necessitando, portanto, de mais segurança. Em nosso Município há déficit de policiais militares, uma vez que contamos com aproximadamente 13 policiais efetivos, assim deixando a população à mercê da prática de crimes”Concluiu Jarbas Budal.

A moção foi aprovada e subscrita por todos os vereadores.