Por falta de doses, 2º dose da CoronaVac será adiada em Garuva

Por falta de doses, 2º dose da CoronaVac será adiada em Garuva

03/05/2021 0 Por Clic

Devido à falta de entrega de novas remessas da CoronaVac, a Secretaria de Saúde de Garuva terá que adiar a aplicação da segunda dose desta vacina. Garuva manteve a vacinação com a reserva técnica até o momento, porém o estoque no momento é de apenas 70 doses, sendo que seria necessário 200 doses para realizar a segunda aplicação da vacina.

As atuais 70 doses que o município possui serão utilizadas para aplicação nas pessoas que estiverem com maior atraso. A falta do imunizante ocorre também em outros municípios e estados do Brasil.

Pelo cronograma do Ministério da Saúde, não haverá reposição da CoronaVac em quantidade suficiente antes do prazo informado. De acordo com a Secretaria de saúde, a falta do imunizante é devido ao município ter seguido a recomendação do Ministério da Saúde de aplicar todos os estoques como primeira dose.

O Ministério da Saúde recomendou, que os brasileiros tomem a segunda dose do imunizante mesmo que tenha passado do prazo pré-estabelecido. A CoronaVac tem um intervalo de 28 dias entre as duas doses.

A aplicação da 1º dose da vacina Oxford/AstraZeneca está garantida e continuará sendo feita em idosos acima de 60 anos.